LXI Olimpíadas Internacionais de Matemática

27 setembro, 2020≈ 3 mins de leitura

IMO 2020

Desde há 19 anos que o Projeto Delfos prepara e seleciona as equipas participantes nas Olimpíadas Internacionais de Matemática (OIM). A equipa portuguesa obteve uma medalha de prata, três medalhas de bronze e duas menções honrosas nas 61.as OIM, cujas provas decorreram nos dias 21 e 22 de Setembro de 2020.

Este ano a sede das provas foi em São Petersburgo, na Rússia, mas, ao contrário do que aconteceu nos outros anos, e devido à pandemia de Covid-19, este ano os participantes realizaram as provas nos seus respetivos países.

Os elementos da equipa portuguesa foram os délficos Leonardo Tavares (11º ano, Lisboa), Nuno Carneiro (terminou o 12º ano, Viana do Castelo),  Pedro Dias (terminou o 12º ano, Lisboa), Rui Wang (terminou o 12º ano, Faro), Tiago Marques (11º ano, Santa Maria da Feira) e Tiago Mourão (11º ano, Santa Maria da Feira).

O Pedro Dias ganhou uma medalha de prata. O Leonardo Tavares, o Rui Wang e o Tiago Marques ganharam uma medalha de bronze. O Nuno Carneiro e o Tiago Mourão receberam uma menção honrosa.

Além destes jovens estudantes, participaram na equipa: a professora do DMUC Joana Teles, como líder da equipa; o estudante de doutoramento João Santos, do programa Inter-Universitário Coimbra-Porto de Doutoramento em Matemática, como vice-líder; e ainda os professores do DMUC Cristina Caldeira e Alfredo Costa, ambos na qualidade de "Observador", colaborando com o líder e o vice-líder nalgumas tarefas.

A equipa portuguesa arrecadou um total de 112 pontos, tendo ficado em 44º lugar entre os 105 países participantes. Foi a quinta melhor classificação de sempre de Portugal.

Informações detalhadas sobre os resultados da competição podem ser encontradas na página oficial das OIM (https://www.imo-official.org/).

O projeto Delfos dá os parabéns aos seis jovens olímpicos pelos seus excelentes resultados!