/ Estudar no DM

Mestrado em Métodos Quantitativos em Finanças

O Mestrado em Métodos Quantitativos em Finanças pretende formar profissionais capazes de compreender, enquadrar, formular e resolver problemas em investigação, desenvolvimento e inovação, em contextos quantitativos provenientes da banca, gestão de fundos públicos e privados, empresas seguradoras e indústria financeira em geral. A formação académica fornecida neste curso permite lidar com a complexidade atual dos mercados financeiros a qual exige técnicas quantitativas avançadas onde a Matemática desempenha um papel fundamental. Consequentemente, as instituições financeiras necessitam, cada vez mais, de profissionais com conhecimentos em Matemática Financeira e Estatística, capazes de responder aos diversos desafios quantitativos relacionados, por exemplo, com o tratamento de dados, o lançamento de novos produtos financeiros ou a previsão da evolução de variáveis do mercado.

Este Mestrado procura dar resposta à procura crescente deste tipo de qualificações. Pretende-se transmitir um conjunto de conhecimentos na área da Matemática essenciais para tarefas como a atribuição de preços a derivados financeiros, a gestão do risco, o tratamento de séries financeiras e a seleção de carteiras, articulando esta aprendizagem, de modo apropriado, com o estudo sobre a mecânica dos mercados financeiros e mercados de derivados financeiros. É enfatizado o papel do cálculo estocástico e das equações diferenciais na atribuição de preços a produtos derivados e hedging e no desenvolvimento de modelos de estrutura temporal, assim como o da otimização em gestão eficiente de carteiras. Por outro lado, incide-se sobre os conhecimentos de probabilidades e processos estocásticos relevantes para a gestão do risco, a análise de séries financeiras e a previsão do comportamento dos mercados.

O público potencial para este Mestrado é vasto, mas é possível identificar dois perfis:

  • Profissionais que, com formação inicial na área da Economia ou Gestão ou em Engenharias, exerçam atividade financeira;
  • Recém-licenciados/as em áreas de Ciências Fundamentais (Matemática e Física) ou na área da Economia ou Gestão.

O presente Mestrado prevê a possibilidade de uniformização dos conhecimentos básicos dos vários tipos de público, considerando uma formação inicial diferente de acordo com o perfil dos/as candidatos/as. Assim, para os/as licenciados/as oriundos/as da área da Economia, este Mestrado contempla uma formação maior em Matemática. Para os outros, com formação matemática mais ampla, provenientes de licenciaturas em Ciências Fundamentais ou Engenharias, o plano de estudos prevê uma componente inicial básica em aspetos de economia e gestão relacionados com os mercados financeiros.

Saídas Profissionais

O caráter interdisciplinar deste Mestrado proporciona a aquisição de competências, tanto teóricas como práticas, nas áreas da Matemática, da Economia e das Finanças que vão ao encontro das diferentes perspetivas de interpretação, análise e decisão que podem ocorrer nos Mercados Financeiros. Assim, o presente ciclo de estudos permite formar, ou contribuir para a formação, de:

  • Analistas quantitativos com conhecimentos sólidos nas áreas de formação indicadas anteriormente e com capacidade para desenvolver trabalho em departamentos financeiros de Bancos de Investimento, Empresas de Consultadoria e Auditoria, Empresas de Fundos de Investimento e de Pensões, Bolsas de Valores e Empresas Seguradoras;
  • Investigadores com potencial para inovar e criar conhecimento em áreas da Matemática relacionados com Economia e Finanças.

O Mestrado recebe o apoio de investigadores ou departamentos de I&D do BNP Paribas.

Estrutura Curricular

O Mestrado tem a duração de 3 semestres letivos. O primeiro semestre é composto por 4 disciplinas obrigatórias e 1 disciplina de opção. O segundo semestre é estruturado em 4 disciplinas obrigatórias e 1 disciplina de opção livre. O terceiro semestre é dedicado, na íntegra, à elaboração de uma dissertação de mestrado. O curso totaliza 90 unidades de ECTS. As disciplinas têm 4 horas de carga horária semanal.

A estrutura curricular do Mestrado em Métodos Quantitativos em Finanças é a seguinte:

1.º semestre

  • Métodos de Otimização em Finanças (6 ECTS)
  • Processos e Cálculo Estocástico (6 ECTS)
  • Séries Temporais (6 ECTS)
  • Economia Financeira e do Risco (6 ECTS)
  • Microeconomia Intermédia (6 ECTS)

2.º semestre

  • Modelação de Derivados e Gestão do Risco (6 ECTS)
  • Análise de Séries Financeiras (6 ECTS)
  • Instrumentos Financeiros Derivados (6 ECTS)
  • Modelos de Taxas de Juro e Derivados de Crédito (6 ECTS)
  • Métodos Numéricos para Equações com Derivadas Parciais (opção, 6 ECTS)
  • Teoria do Risco (opção, 6 ECTS)

3.º semestre

  • Projeto/Dissertação em Métodos Quantitativos em Finanças (30 ECTS)

Candidaturas e Requisitos

As candidaturas a este mestrado são feitas online e o candidato deve verificar uma das seguintes condições:

  • Ser titular do grau de licenciado/a ou equivalente legal;
  • Ser titular de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo;
  • Ser titular de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado/a, pelo Conselho Científico da Faculdade de Ciências e Tecnologia;
  • Ser detentor de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos, pelo Conselho Científico da Faculdade de Ciências e Tecnologia.

No processo de submissão de candidatura, o candidato deve apresentar os seguintes documentos:

  • Carta de motivação
  • Fotocópia simples do documento de identificação
  • Curriculum vitae, no formato EuroPass
  • Certidão do curso superior de que é detentor/a com média final de conclusão (exceto estudantes e ex-estudantes da UC)
  • Certidão comprovativa da aprovação nas unidades curriculares realizadas, com as respetivas classificações (exceto estudantes e ex-estudantes da UC)
  • Carga horária e programas das unidades curriculares já efetuadas no curso de origem, caso pretenda creditação ou quando necessário para aplicação dos critérios de seriação (exceto se se tratar de um curso lecionado na respetiva Faculdade de destino)

Coordenação

José Luís Santos

DMUC

Coordenador
HS
Helder Sebastião

FEUC

Coordenador

Contactos