Visita de estudo à ETAR do Choupal, Coimbra – maio2022

No âmbito da disciplina de Efluentes Industriais e Ambiente (3º ano) e Tecnologias de Proteção Ambiental (4º ano) foi realizada uma visita de estudo à ETAR do Choupal, no dia 18 de maio.

24 maio, 2022≈ 2 mins de leitura

Na visita participaram cerca de 50 alunos, distrubuidos em 2 grupos, acompanhados pelos Professores Margarida Quina e Jorge Rocha. Esta atividade visa complementar a formação dos estudantes, de modo a visualizar alguns equipamentos analisados em detalhe nas aulas. A visita permitiu comprenender melhor o conjunto de processos utilizados para a depuração dos efluentes urbanos da cidade de Coimbra, bem como a forma como é feita a gestão das lamas de digestão anaeróbia. Foi também possível ver um clarificador primário vazio (que estava a ser reparado), com os seus impressivos cerca de 30 m de diâmetro, sendo esta uma oportunidade única para ver os detalhes de equipamentos no seu interior. Em nome do DEQ/UC agradecemos às Águas do Centro Litoral terem proporcionado esta visita, e em particular ao Eng. Roberto (ex-aluno na UC) as explicações que foram dadas aos alunos.

Após 2 anos de pandemia Covid-19, foi com agrado de todos que foram retomadas as visitas a unidades industriais.