Entrega dos Prémios de Mérito BPI/Fundação La Caixa da 9ª edição do programa "Acertar o Rumo"

A 9.ª edição dos prémios do Programa "Acertar o Rumo" distinguiu 13 estudantes com Prémio de Mérito BPI.

03 julho, 2024≈ 3 mins de leitura

Decorreu, a 3 de julho, a cerimónia de entrega dos Prémios de Mérito da 9.ª edição do programa “Acertar o Rumo”.

Foram 13 estudantes que receberam das mãos do Reitor da Universidade de Coimbra (UC), Amílcar Falcão, e do curador da Fundação La Caixa, Artur Santos Silva, o Prémio de Mérito BPI.

Este galardão é entregue aos estudantes que obtiveram os melhores resultados ao longo dos dois anos de projeto e tem o apoio do banco BPI/Fundação La Caixa. Muitos dos alunos premiados participaram na sessão e receberam um cheque simbólico com o respetivo valor do prémio.

O curador da Fundação La Caixa enalteceu o programa que “inicialmente era apenas um prémio, passou a ser uma distinção e que, com a evolução das candidaturas e da oferta profissional, hoje tem tido mais respostas do sistema universitário”. Artur Santos Silva revelou, assim, a intenção e proposta de alterar o regulamento já na próxima edição, aumentando os prémios a entregar aos melhores estudantes que “procurem outros caminhos”.

Para o Departamento de Engenharia Informática (DEI) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UC este é “um curso de grande importância”, garantiu o diretor do DEI. Durante a cerimónia, Jorge Henriques afirmou que o programa Acertar o Rumo é “complementar” a outras formações do departamento e “permite formar profissionais”, que é uma das missões do departamento. Ao longo das nove edições, lembrou o responsável, foram já “mais de 200 [formados], e com uma taxa de empregabilidade de muito perto de 100%”. Jorge Henriques aproveitou a sessão para “renovar o compromisso para o futuro”, mostrando a disponibilidade do DEI para “continuar a criar as condições para transformar a vida das pessoas”.