/ LICENCIATURAS

Licenciatura em Bioquímica

Apresentação


A Licenciatura em Bioquímica promove uma formação de banda larga, assente em conhecimentos sólidos de Química, Física, Matemática e Biologia e direcionada para o estudo dos processos que traduzem a lógica molecular da vida. São privilegiadas as competências cognitivas, científicas e laboratoriais que permitam ao estudante prosseguir estudos de especialização em Ciências da Vida e Biomedicina, com vista ao desenvolvimento de carreiras na investigação científica, na educação e em empresas / instituições das áreas biotecnológica, agroalimentar, agropecuária, farmacêutica, ambiente, equipamento médico, diagnóstico e análises, entre outras. A Licenciatura oferece uma unidade curricular (Projeto), cujo trabalho laboratorial é realizado num centro de investigação, numa unidade hospitalar ou numa empresa.

Plano do curso

1º ANO - 1º Semestre

NOME DA CADEIRA TIPO ÁREA CIENTÍFICA ECTS
Física Geral Obrigatória Física 6
Introdução ao Laboratório de Bioquímica Obrigatória Bioquímica 6
Introdução à Biologia Obrigatória Biologia 6
Matemática e Modelação Obrigatória Matemática 6
Química Geral Obrigatória Química 6

1º ANO - 2º Semestre

NOME DA CADEIRA TIPO ÁREA CIENTÍFICA ECTS
Bioquímica Física Obrigatória Bioquímica 6
Fundamentos de Fisiologia Obrigatória Biologia 6
Laboratórios de Bioquímica Analítica Obrigatória Bioquímica 6
Métodos Estatísticos Obrigatória Matemática 6
Química Orgânica Obrigatória Química 6

2º ANO - 1º Semestre

NOME DA CADEIRA TIPO ÁREA CIENTÍFICA ECTS
Bioquímica Inorgânica Obrigatória Bioquímica 6
Bioquímica de Proteínas, Ácidos Nucleico e Lipídos Obrigatória Bioquímica 6
Fundamentos de Biologia Molecular Obrigatória Bioquímica 6
Introdução à Bioinformática Obrigatória Matemática 3
Laboratórios de Microbiologia Obrigatória Bioquímica 6
Microbiologia Geral Obrigatória Bioquímica 3

2º ANO - 2º Semestre

NOME DA CADEIRA TIPO ÁREA CIENTÍFICA ECTS
Bioquímica do Metabolismo Obrigatória Bioquímica 6
Espectroscopia Biomolecular Obrigatória Bioquímica 6
Introdução à Bioquímica Estrutural Obrigatória Bioquímica 3
Laboratórios de Biologia Molecular Obrigatória Bioquímica 6
Laboratórios de Bioquímica Inorgânica Obrigatória Bioquímica 3
Opção 1 Opcional  6
No 2º semestre, o estudante deverá inscrever-se numa disciplina de opção, num total de 6 ECTS, da área científica de Bioquímica, Biologia, Matemática, Física e Química, sujeita a aprovação da coordenação do curso.

3º ANO - 1º Semestre

NOME DA CADEIRA TIPO ÁREA CIENTÍFICA ECTS
Biofísica Celular Obrigatória Bioquímica 6
Laboratórios de Enzimologia e Química de Proteínas Obrigatória Bioquímica 6
Laboratórios de Fisiologia e Biofísica Celular Obrigatória Bioquímica 6
Opção 2 Opcional  6
Opção 3 Opcional 6

No 1º semestre, o estudante deverá inscrever-se em duas disciplinas de opção, num total de 12 ECTS, da área científica de Bioquímica, Biologia, Matemática, Física e Química, sujeita a aprovação da coordenação do curso.

3º ANO - 2º Semestre

NOME DA CADEIRA TIPO ÁREA CIENTÍFICA ECTS
Opção 4 Opcional  6
Opção 5 Opcional  6
Opção Livre* Opcional  6
Projecto Obrigatória Bioquímica 12
No 2º semestre, o estudante deverá inscrever-se em duas disciplinas de opção, num total de 12 ECTS, da área científica de Bioquímica, Biologia, Matemática, Física ou Química. A inscrição fica no entanto sujeita a aprovação pela coordenação do curso.
* No 2º semestre, o estudante deverá inscrever-se numa disciplina de opção, num total de 6 ECTS, de entre as ministradas na UC, através da regra de lista aberta.

Plano do curso com Menor

Consulte o PLANO DO CURSO de forma a saber a distribuição das disciplinas ao longo dos 6 semestres, bem como a lista de Menores que pode escolher.

Informações gerais

  • Nome do curso: Licenciatura em Bioquímica
  • Tipo: 1º ciclo
  • Classificação atribuída: Licenciatura
  • Coordenação do curso: Profª. Doutora Anabela Rolo (anpiro@ci.uc.pt)
  • Coordenação da mobilidade: Prof. Doutor Ângelo Tomé (atome@ci.uc.pt)
  • Objectivos: A bioquímica tem como principal objectivo a descrição da estrutura, organização e funcionamento da matéria viva em termos moleculares. O seu campo de acção pode ser dividido em três áreas principais: estudo do metabolismo (reacções químicas que ocorrem na matéria viva), a química estrutural dos componentes da matéria viva (a relação da função biológica com a matéria viva), a genética molecular (estudo das substâncias, processos de armazenamento e transferências de informação biológica. Fazem parte dos seus objectivos ainda os seguintes aspectos: - Fornecer conhecimentos essenciais de Matemática, Química, Física e Biologia como preparação para uma área interdisciplinar, a Bioquímica, vocacionada para a descoberta dos princípios básicos que constituem a lógica molecular da vida. - Fornecer conhecimentos essenciais que permitam a pesquisa, a compreensão e o estabelecimento de conexões/correlações entre estruturas moleculares, mecanismos bioquímicos e fenómenos biológicos, com vista ao desenvolvimento de competências no âmbito da previsão e solução de problemas com impacto a nível ambiental e da saúde pública. - Fornecer uma sólida formação científica, teórica e laboratorial, que permita ao aluno iniciar uma actividade profissional em áreas tão distintas como a Investigação, a Educação, a Saúde (Analítico/Laboratorial) a Indústria (Alimentar, Farmacêutica, Biotecnológica) e a Divulgação de Informação Científica, quer a nível nacional quer a nível internacional. - Promover uma formação inicial de banda larga e integrada em Bioquímica que permita ao aluno prosseguir a sua formação avançada em diversas áreas de especialização dentro do espaço de Ensino Europeu.
  • Plano de Estudos: Licenciatura e Licenciatura com Menor
  • Duração: 6 semestres
  • ECTS: 180
  • Saídas Profissionais: Pretende-se que o aluno adquira os conhecimentos fundamentais para que possa prosseguir quer carreiras de pós-graduação científica. Investigador/a em centros de investigação nas áreas das Ciências da Vida e da Saúde; Técnico/a na área da saúde em Laboratórios de Controlo de Qualidade, Laboratórios de Análises Clínicas e Diagnóstico em hospitais e clínicas; Técnico/a e investigador/a na Indústria Farmacêutica e Alimentar, Biotecnologia, Toxicologia, Cosmética; Controlo Ambiental e Tecnologia dos Meios de Diagnóstico; Profissionais em Vendas e Marketing de produtos; Ensino.
  • Numerus clausus: 65
  • Provas específicas de ingresso: Ensino secundário e duas das seguintes provas: Biologia e Geologia (02); Física e Química (07); Matemática (16).
  • Mais informação: Website da UC