A Universidade de Coimbra organiza três eventos internacionais sobre o estudo das emoções na política.

O Centro de Estudos Sociais (CES) e o Centro de Investigação do Núcleo de Estudos e Intervenção Cognitivo-Comportamental (CINEICC) da Universidade de Coimbra (UC) organizam três eventos internacionais que se debruçam sobre a relação entre emoções e política. Este tema assume grande relevância face ao crescente impacto da polarização política, às mudanças de equilíbrio político-partidárias, bem como à emergência e crescimento de forças populistas e extremistas. Várias personalidades de renome na academia internacional reúnem-se em Coimbra para aprofundar esta temática, na semana de 22 a 26 de janeiro. A abordagem inter e transdisciplinar abrange áreas da Sociologia, Psicologia, Ciência Politica, Filosofia, entre outras Ciências Sociais e Humanas.

A União Europeia abriu uma linha de investigação intitulada ‘Política emocional das democracias’ que, a partir de 2024 e durante três anos, financia quatro consórcios internacionais. Estes estarão presentes no dia 23 de janeiro no CES para criação de sinergias de investigação, conjuntamente com um quinto consórcio que investiga a construção do contrato social na Europa. No total estão representadas 48 instituições académicas e um investimento de mais de 14.5 milhões de euros.

Este evento surge da pareceria entre a equipa do CES, coordenada por Cristiano Gianolla, e a equipa do CINEICC, coordenada por Lisete Mónico. Os dois centros integram o consórcio ‘PROTEMO - Dinâmica emocional das políticas de proteção numa era de insegurança’, cuja reunião de lançamento, coorganizada em parceria com a Universidade de Saarland (Alemanha), terá lugar dia 22 de janeiro na Faculdade de Psicologia e de Ciência de Educação da UC (FPCEUC).

Da parceria entre o CES e o CINEICC resulta também o Colóquio Internacional do projeto UNPOP sobre ‘Emoções, Narrativas e Identidades em Política, Populismo e Democracia’, que terá lugar na FPCEUC entre 24 e 26 de Janeiro e contempla várias sessões de acesso aberto e gratuito. Este evento pretende debater em profundidade a relevância e o impacto das emoções na política nacional e internacional, de forma a compreender as dinâmicas que geram o comportamento político e potenciar as teorias e instituições democráticas. O Colóquio representa a consolidação de três anos de investigação no âmbito do projeto UNPOP, assim como a preparação para uma nova etapa de integração dos resultados alcançados em novos e complementares desafios.

Saiba Mais