Apresentação do projeto MEDICEII, à comunidade do concelho de Ourém

No passado dia 18 de maio, a sala da Junta de Freguesia de Alburitel transbordou de entusiasmo e curiosidade para a apresentação do projeto de arqueologia MEDICE II – Memórias e Dinâmicas na Pré-história Recente. Este evento, que contou com um público ávido por conhecimento, marcou o início de uma jornada fascinante pelo passado remoto da região.

21 june, 2024≈ 3 min read

O projeto reúne uma equipa internacional de especialistas e é liderado pelo Instituto Politécnico de Tomar, a par com outras instituições.

Com um caráter plurianual, o MEDICE II visa aprofundar o entendimento sobre os nossos antepassados do período pré-histórico, por meio de intervenções em diversos sítios arqueológicos. Durante a apresentação, o público teve a oportunidade única de conhecer não apenas os detalhes do projeto e a equipa envolvida, mas também de apreciar uma exposição exclusiva. Esta exposição trouxe à luz elementos do contexto arqueológico funerário, frequentemente encontrados em sítios datados do IV ao II milénio antes de Cristo na região.

A sessão foi um verdadeiro sucesso, reunindo especialistas, estudantes e entusiastas da arqueologia num ambiente de descoberta. O projeto MEDICE II promete não apenas enriquecer nosso conhecimento sobre a pré-história recente, mas também inspirar futuras gerações a valorizar e preservar nosso património histórico.

Ainda durante o dia, depois da apresentação do projeto à comunidade e de possibilitar a visita à 1ª exposição temática promovida pela Junta, foi ainda possível fazer uma visita a um dos monumentos da região.

Os trabalhos de campo procurarão integrar jovens da região através do programa Ciência Viva, que será oferecido pelo Instituto Politécnico de Tomar no verão. Jovens do 9º ao 12º ano podem-se inscrever no site Ciência Viva no laboratório, já a partir de 4 de junho.