1ª Edição da UC Sports Week foi um sucesso

A primeira edição da UC Sports Week decorreu de 8 a 14 de abril de 2024 e levou o desporto e os seus benefícios aos diversos polos da UC.

14 abril, 2024≈ 6 mins de leitura

A Universidade de Coimbra através do Desporto UC promoveu, de 8 a 14 de abril, a primeira edição da UC Sports Week, uma semana que levou o desporto e os seus benefícios aos diversos polos da UC, ligando-o a outras áreas do saber.

O evento iniciou na segunda-feira, dia 8 de abril, com a Conferência de Imprensa de lançamento do evento e de Apresentação da candidatura às Fases Finais dos Campeonatos Nacionais Universitários 2025, um evento da Federação Académica do Desporto Universitário (FADU), que prevê receber mais de 1500 estudantes-atletas na cidade de Coimbra, durante duas semanas. Neste momento, marcaram presença o Magnífico Reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão, o Presidente da Câmara Municipal de Coimbra, José Manuel Silva, o Presidente da Associação Académica de Coimbra, Renato Daniel, e o Presidente da Federação Académica do Desporto Universitário, Ricardo Nora. No mesmo dia, no período da tarde, decorreram no Polo II, três conferências e uma mostra prática de projetos de investigação acerca da Inovação Tecnológica no Desporto, contando com cerca de 80 participantes.

Na terça-feira, dia 09 de abril, foi a vez do Polo III, receber duas mesas redondas, a primeira sobre os “Estudantes-atletas da UC nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Paris 2024”, contando com a presença de Camila Rebelo e Diogo Cancela, estudantes -atletas da UC já apurados para os JO e JP Paris 2024, Francisca Laia, alumni da UC com uma presença nos JO Rio 2016 e a tentar apuramento para os JO Paris 2024 e com a moderação de Inês Gonçalves, prestigiada jornalista portuguesa. De seguida, a segunda, sobre “A importância da Equipa Médica para as comitivas portuguesas em grandes eventos desportivos.”, com a participação do Drº Jaime Antunes (Médico das Comitivas Portuguesas aos Jogos Paralímpicos entre Sidney e Tóquio) e do Drº Ricardo Aido (Médico Coordenador da Comitiva Portuguesa aos Jogos Mundiais Universitários) e com moderação de Pedro Figueiredo, Docente da FCDEFUC e FMUC.

Na quarta-feira, dia 10, foi vez de levar ao Pátio das Escolas as Equipas da AAC/UC que vão participar nas Fases Finais dos Campeonatos Nacionais Universitários 2024, na cidade de Aveiro, mais concretamente as equipas de Basquetebol Masculino, Andebol Masculino e Futsal Feminino e ainda mais de duas centenas de elementos do Corpo Técnico da UC para uma Mega Aula do programa Pausa + Ativa. Neste momento foi, também, possível apresentar o Desafio de Mobilidade Sustentável através da app MUV no âmbito do Projeto 3Cs, para o qual toda a Comunidade UC foi convidada a participar.

Quinta-feira, dia 11 de abril, foi dia de lançamento do Episódio do UC Sport Talks, com Dinis Costa, estudante-atleta da Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade de Coimbra, enquadrado no Programa de Apoio ao Alto Rendimento da UC. No término do dia, O Estádio Universitário da Universidade de Coimbra foi palco da Aula Aberta de Treino Funcional do Programa UC + Ativa, contando com a participação de cerca de 35 pessoas.

Sexta feira, dia 12 de abril, um dia dedicado à promoção da Saúde Mental onde houve espaço para lançamento da Campanha Healthy Campus UC: “Sabias que…”, através da publicação em redes sociais e através dos ecrãs presentes nos serviços da Universidade de Coimbra, de frases com curiosidades e métricas relacionadas com a temática.

Para culminar a semana em grande, realizámos a Rota UCicletas, no domingo, dia 14 de abril, ligando os diversos polos da UC, bem como locais emblemáticos da cidade, como o Jardim Botânico ou o Paço das Escolas, com recurso a bicicletas, quer convencionais, quer elétricas, demonstrando assim que é possível, na Cidade de Coimbra optar por meios de deslocação mais sustentáveis e com impacto benéfico no nosso bem estar físico e mental. Nesta Rota, participaram cerca de 40 pessoas, desde estudantes a corpo técnico da UC, Alumnis e amantes do transporte em 2 rodas.

A primeira edição da UC Sports Week, foi uma semana recheada de muito desporto na UC, revelando-se um sucesso, e assim, uma aposta ganha, que poderá contar com futuras edições.

Para a Pró-Reitora, Filipa Godinho, “os objetivos foram cumpridos com distinção”, durante as atividades promovidas nesta semana “houve boa disposição, inovação, promoveram-se sinergias para o futuro e todos saíram a ganhar”.

“O desporto na Universidade é isto mesmo, continuarmos a inovar e a levar o desporto à nossa comunidade nos mais variados formatos, numa lógica de construção de um coletivo mais forte e melhor preparado para o mercado de trabalho e para os desafios da sociedade atual, para que o resultado final seja sempre positivo, como foi o desta semana".