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1ª Edição 23/24

Pós-Graduação em Gestão Cultural e Sustentabilidade

Breve apresentação

Assumindo que os modos de fazer do campo artístico e cultural são hoje interrogados e mobilizados pelas questões ecológicas, este programa de formação avançada problematiza as políticas culturais, revê os modos específicos de produção nas artes performativas; e considera ainda as múltiplas abordagens estéticas/criativas, propondo-se relacionar as exigências ambientais e de sustentabilidade social e humana – e os desafios políticos, éticos e práticos que colocam - com os modelos de gestão aplicados a projetos e instituições culturais e artísticas.

Cruzando o campo dos estudos artísticos, da produção criativa e da ecologia, constitui uma oferta formativa singular e relativamente pioneira, respondendo a um conjunto emergente de necessidades reflexivas e competências do sector cultural.

Assente numa abordagem exploratória e crítica, o curso serve dois propósitos correlacionados: promover uma atualização dos discursos e práticas em termos de políticas culturais, e propor uma aproximação inicial e experimental à sustentabilidade, traduzida na exploração de conceitos e na análise de práticas no campo da eco-dramaturgia, a justiça ambiental, a gestão eco-ética, a produção eco-responsável, entre outros.

Enquadramento

A urgência e o impacto da crise ambiental e das alterações climáticas tornam-se, a cada dia, mais evidentes e mais tangíveis em todas as esferas da vida em sociedade. O ritmo da degradação ambiental, a crescente ameaça de territórios, populações, modos de vida e culturas e os desdobramentos políticos do tema - intrinsecamente associado aos modelos de desenvolvimento social e económico - fazem do desafio ecológico, potencialmente, o mais mobilizador desafio da atual geração. Neste contexto, e em face dos apelos repetidos e consubstanciados da comunidade científica internacional, governos, organizações e cidadãos vão progressivamente incorporando as questões do ambiente e da ecologia nas suas estratégias, ambições, decisões e desejos de intervenção. Diversas nos seus olhares e posicionamentos, as artes e a cultura não constituem excepção a este panorama de crescente inquietação e envolvimento. Nos últimos anos, no contexto europeu, multiplicaram-se iniciativas nas quais são plenamente discerníveis os anseios por modelos de atuação mais consentâneos com os desígnios de sustentabilidade ambiental e social; criaram-se espectáculos, performances, edições, associações e plataformas com foco nestes temas; em alguns casos, discutiram-se modelos de atuação e estratégias a implementar. No plano político, está em curso a incorporação de critérios de sustentabilidade ambiental nos mecanismos europeus de financiamento do sector, em linha com os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, e diversos países começam a fazer refletir essas exigências nas suas formulações de política pública.

Em Portugal, foi lançado recentemente o primeiro estudo a nível nacional sobre "Práticas ecológicas e sustentáveis nas artes performativas" (conduzido de forma independente pelo CEIS20 | Universidade de Coimbra em colaboração com a Direção-Geral das Artes) e espera-se que os seus resultados informem o debate e formem uma base de conhecimentos útil para a formulação e adaptação de políticas e iniciativas públicas e privadas.

Com efeito, no caso português, o desígnio da transição ecológica é particularmente desafiante: artistas, produtores/as e decisores/as vêem-se, atualmente, confrontados/as com a necessidade de conciliar as mudanças requeridas pela tomada de consciência ambiental com as dificuldades e disfuncionalidades pré-existentes, que a pandemia revelou e aprofundou. O desafio é, pois, colossal: trata-se de articular a necessidade de promover transformações significativas rumo a um setor cultural e artístico mais eco-responsável com a superação de diversas debilidades estruturais que marcam as possibilidades de desenvolvimento do campo das artes em Portugal, incorporando nas questões ambientais a necessária e plural reflexão em torno da justiça ambiental e social. Mais ainda, é imperativo fazê-lo de forma a não evitar a complexidade inerente, nem o dissenso que o tema carrega, explícito em tensões e posicionamentos divergentes no campo artístico-cultural.

É neste contexto que surge a Pós-Graduação em Gestão Cultural e Sustentabilidade.

Promotores

Universidade de Coimbra, através da Reitoria e da Faculdade de Letras, em associação com o CEIS20 - Centro de Estudos Interdisciplinares.


Parceria Institucional:

Direção-Geral das Artes


Financiamento:

Investimento RE-C06-i03 - Incentivo Adultos e Investimento RE-C06-i04 - Impulso Jovens STEAM no âmbito do Projeto Living the Future Academy apoiado pelo PRR - Plano de Recuperação e Resiliência e pelos Fundos Europeus Next Generation EU

Programa

1. Políticas Culturais e Sustentabilidade Ambiental e Social
Políticas culturais: conceitos, delimitações e dinâmicas
A gestão das artes, as políticas culturais e o imperativo ecológico
Novos discursos: paradigmas das políticas culturais contemporâneas em mudança
2. Gestão de projectos culturais e eco-ética
Modos e modelos de trabalho nas artes
Internacionalização e cooperação transnacional
Sustentabilidade ambiental e eco-ética
Ecologia aplicada à produção em artes performativas
3. Eco-dramaturgia, eco-performance, eco-crítica
Eco-crítica e pensamento ecológico
Imaginação e ecologia: entre a performance e as novas dramaturgias
Casos de estudo: artistas convidados (práticas artísticas eco-conscientes)
4. Laboratório (Knowledge Transfer Experiment)
Desenvolvimento de projetos de intervenção/transformação organizacional ou de projeto de investigação, individuais ou coletivos, em regime de orientação tutorial.


O curso organiza-se em torno de quatro Unidades Curriculares (UCs), sendo uma delas em regime de Laboratório, com acompanhamento tutorial. A atribuição do Diploma de Pós-Graduação implica aprovação nas quatro unidades curriculares.

As UCs “Políticas Culturais e Sustentabilidade Ambiental e Social”, “Gestão de projectos culturais e eco-ética” e “Eco-dramaturgia, eco-performance, eco-crítica” combinam sessões teóricas e de exploração de textos de referência, com apresentação e discussão de casos práticos, seminários com especialistas nacionais e internacionais, e sessões de partilha e aprendizagem coletiva. A UC “Laboratório” propõe sessões de trabalho orientado, trabalho autónomo e acompanhamento tutorial, permitindo aos participantes consolidar as aprendizagens realizadas e experimentarem a sua implementação em contexto real.

O Programa de Pós-Graduação em Gestão Cultural e Sustentabilidade está fortemente ancorado nas linhas de investigação em curso Modes of Production - Performing Arts in Transition e GREENARTS (2022.01609.PTDC), com sede no CEIS20 — Centro de Estudos Interdisciplinares da Universidade de Coimbra. Neste sentido, desenvolve-se como uma Knowledge Transfer Experiment, propondo várias articulações com processos de investigação. O seu desenho (em particular a Unidade Curricular 4, de carácter laboratorial) foi pensado no sentido de incentivar micro-projectos de investigação aplicada e/ou mudança organizacional com impacto nos contextos de trabalho dos participantes.

Vídeo

Objetivos

No final do curso, pretende-se que as pessoas que participaram sejam capazes de:

- estabelecer nexos entre os múltiplos desafios contemporâneos da sustentabilidade, a formulação de políticas e projetos culturais e os papéis evolutivos da gestão cultural;

- desenvolver capacidades analíticas e especulativas em torno das possibilidades de reconfiguração dos modos de fazer do campo cultural e artístico face aos desafios ambientais e às desigualdades económico-sociais;

- distinguir as diferentes modalidades de produção criativa e de gestão das artes, e respetivas implicações no domínio da colaboração interna, liderança e governança;

- conhecer e discutir a potencialidade e aplicabilidade dos conceitos e práticas de eco-dramaturgia, eco-performance e eco-produção nos processos de criação, produção e circulação de artes performativas;

- elaborar microprojetos de investigação ou intervenção aplicada no domínio da produção eco-responsável.

Coordenação e docência

Coordenação Científica e Pedagógica:

Vânia Rodrigues e Fernando M. Oliveira

Docente principal:

Vânia Rodrigues

Outros docentes e convidados:

Benjamin Twist (Escócia), Catarina Vaz Pinto (Portugal), Daniele Sampaio (Brasil) Fernando M. Oliveira (Portugal), Herman Bashiron-Mendolicchio (Catalunha/Espanha), Iphigenia Taxopoulou (Grécia), Justin O' Connor (Australia) Milena Dragisevic Sesic (Sérvia), Paula Abreu (Portugal), Pedro Quintela (Portugal), Thomas Schmidt (Alemanha), entre outros a anunciar, incluindo casos e projetos internacionais, desenvolvidos no contexto de festivais, instituições artísticas ou companhias e coletivos.

Custo

PREÇO DO CURSO A SUPORTAR PELOS PARTICIPANTES: 200 €

(O preço do curso é de 800€ e terá um apoio de 75% do PRR -Projeto Living the Future Academy - na forma de bolsa, em consonância com a tipologia de bolsas prevista no Regulamento para Atribuição de Incentivos à Capacitação de Jovens e Adultos no Âmbito do Projeto Living the Future Academy).

Condições de atribuição de bolsa:

Os eventuais benefícios financeiros que venham a ser atribuídos no âmbito do PRR, estão condicionados aos candidatos detentores de NIF português e residência em Portugal, à data da realização do curso.

Calendário e regime de funcionamento

Regime misto, com 18 sessões presenciais e 12 sessões online síncronas.

30 sessões, distribuídas entre Março 2023 e Março de 2024.

Dias e horário de funcionamento:

O curso funcionará sempre às terças-feiras, predominantemente apenas durante a tarde (das 14h às 18h), mas igualmente em sessões de dia completo, das 10:30h às 13:00h e das 14:30h às 18:00h.

Calendário Previsional*

Em 2023

Março:

21 Presencial Dia completo

28 Presencial Tarde

Abril

4 Online Tarde

11 Presencial Tarde

18 Online Tarde

Maio

2 Presencial Dia completo

9 Presencial Dia completo

16 Online Tarde

30 Presencial Tarde

Junho

6 Online Dia completo

20 Online Dia completo

27 Presencial Tarde

Julho

11 Presencial Tarde

Setembro

12 Presencial Tarde

19 Presencial Dia completo

26 Online Tarde

Outubro

10 Presencial Dia completo

17 Presencial Tarde

24 Online Tarde

Novembro

7 Online A definir/ Acompanhamento tutorial

14 Presencial Dia completo

21 Online Tarde

Dezembro

5 Presencial Dia completo

12 Online Tarde

Em 2024

Janeiro

9 Online Tarde

16 Presencial Tarde

23 Online A definir/ Acompanhamento tutorial

Fevereiro

20 Presencial A definir/ Acompanhamento tutorial

27 Online A definir/ Acompanhamento tutorial

Março

5 Presencial Dia completo

* O calendário pode vir a sofrer alterações pontuais.

Contactos, informações e candidaturas

For more information, please reach out to vania.rodrigues@uc.pt (Scientific and Pedagogical Coordination)

To apply go to : https://apps.uc.pt/courses/PT/course/10701