/ Investigação / Projetos complementares / Reescrita do mito

Orientação de trabalhos de investigação

Doutoramento

Tese de Doutoramento em Literatura, de Oleksii Kosenko, apresentada à Faculdade de Letras da Universidade do Algarve, sob a coorientação de Adriana Nogueira, com o título: The Odyssey of Homer in Portuguese Children’s Literature - the perception of the image of woman/ A Odisseia de Homero na literatura para crianças em Portugal: a perceção da figura da mulher (2020).

Tese de Doutoramento em Literatura de Língua Portuguesa, de Susana Carvalho, apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, sob a coorientação de M. Fátima Silva, com o título: A ficção de António Lobo Antunes. Os mecanismos de cómico(2019).

Mestrado

Dissertação de Mestrado em História, especialidade de História Antiga, da Licenciada Ana Rita Martins Alves Lopes, apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, sob a orientação de Nuno Simões Rodrigues, com o títuloA influência da Mitologia Clássica nos Contos dos Irmãos Grimm (2023).

Dissertação de Mestrado em História, especialidade de História Antiga, da Licenciada Inês Simão Chumbinho dos Reis Sebastião, apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, sob a orientação de Nuno Simões Rodrigues, com o título Os Poemas Homéricos na Nona Arte: Cultura Clássica em Adaptações Gráficas(2023).

Relatório de Mestrado em Estudos Clássicos da Licenciada Carla Mesquita, apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, sob a coorientação de Susana Marques e de Sara Troiani, com o título "O teatro clássico nos palcos portugueses: Thespis_CECH, uma base de dados in fieri". (2023).

Dissertação de Mestrado em Estudos Clássicos do Licenciado José Carlos Pereira, apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, sob a coorientação de Susana Marques e de Fernanda Brasete, com o título "Adaptação e intertextualidade na obra infantojuvenil Contos Gregos, de António Sérgio" (2022).

Dissertação de Mestrado em História Antiga do Licenciado João Emanuel Alves de Figueiredo, apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, sob a orientação de Nuno Simões Rodrigues, com o título Nero, Petrónio, o Satyricon e Quo Vadis de Henryk Sienkiewicz. Uma Proposta de Quellenforschung” (2022).

Dissertação de Mestrado em Estudos Literários, Culturais e Interartes da Licenciada Joana Lobo, apresentada à Faculdade de Letras da Universidade do Porto, sob a orientação de Marta Várzeas, com o título “Paléfato: a desconstrução do mito e a sua racionalização”(2020).