Mitologia

Esta oficina abrange vários jogos.

Quadro com a genealogia dos deuses

Começa com uma explicação teórico-prática sobre a genealogia dos deuses para um grupo: o responsável pelo quadro dá a informação e as crianças tentam encontrar as peças para completar o quadro. O objetivo deste atelier é que as crianças aprendam o nome dos deuses e os seus atributos, de forma a poderem identificar imagens dos deuses.

Sistema solar

O objetivo desta atividade é completar o sistema solar, relacionando-o com a mitologia.

Jogos do dado

Jogo de tabuleiro em tamanho humano. As crianças são distribuídas pelos tabuleiros, colocando uma criança por fila (6 crianças por tabuleiro). O objetivo é ir para a casa que o dado indicar e adivinhar qual é a personagem que calhou. Se acertar permanece na casa, se errar volta para onde estava. Ganha quem terminar o tabuleiro em primeiro lugar.

Quem é quem

As crianças colocam uma fita à volta da cabeça e colam uma peça com a imagem e informação de uma personagem mitológica. Por ordem, as crianças vão fazendo perguntas até adivinharem quem são. Ganha a equipa que terminar primeiro.

Ofícios: cerâmica

Utilizando pratos de papel, previamente pintados (vermelho ou preto), as crianças recortam uma imagem para colarem no centro do prato e, copiando o exemplo que teremos em exposição, pintam os ornamentos à volta do prato.

Jogos Romanos

Latim

Introdução ao latim da conversação. As crianças são incentivadas a expressarem-se em latim, recorrendo a músicas, expressões e frases simples.

Escrita

As crianças ficarão a conhecer os diferentes sistemas de escrita e de comunicação do mundo clássico, colocando em prática uma forma de escrita cursiva romana, recorrendo a utensílios da época.

Alimentação

Oficina que procura refletir, através de uma exposição teórica e lúdica, sobre os alimentos identitários do povo romano, bem como sobre os espaços destinados às refeições.

DOMVS

Pretende-se dar a conhecer as divisões de uma típica Domus Romana.

Bulla

Dá-se uma pequena explicação sobre o que é a bulla: pequena bola de ouro ou couro que as crianças usavam ao pescoço até atingirem a idade de vestir a toga viril. Poderia conter amuletos, feitiços ou perfumes e tinha a função de proteger a criança. As mulheres usavam a lunula, um amuleto que normalmente tinha a forma de um crescente de Lua. Nesta atividade, as crianças farão uma bulla ou lunula em barro e dentro colocarão um papel com um desejo escrito. Dá-se um pedaço de papel às crianças para elas escreverem os seus desejos e o monitor coloca dentro de um pedaço de barro e coloca o fio. É então dado à criança para que ela o molde a seu gosto. É necessário que o monitor fique atento às crianças para prestar auxílio, caso precisem.

Relógio e Calendário

As crianças terão contacto com dois dos métodos romanos de contagem do tempo: o relógio de sol e o calendário. Esta oficina dedica-se à construção, em papel, de um relógio de sol e de um calendário em forma de cubo.