/ Investigação

Projeto Geral

A Unidade tem um Projeto Geral identitário, para cuja concretização de objetivos e resultados concorre um corpo coerente de investigadores integrados. Este projeto, denominado Estudos Clássicos e Humanísticos – Cultura e Património da Humanidade tem como objeto de estudo um corpus literário não já circunscrito aos géneros literários tradicionais mas alargado aos textos literários e não literários, assentando por isso em dois pilares temáticos que definem a sua missão orgânica e colectiva: Monumenta Graeca & Latina; Património Cultural Clássico e Português.

Tendo por Investigadoras Responsável e Corresponsável respetivamente a Coordenadora e a Vice-coordenadora Científicas do CECH, o Projeto Geral estrutura-se em conteúdos específicos para cada um dos seus pilares temáticos:

Monumenta Graeca & Latina

Abrange o estudo aprofundado de autores e obras (escritas, arqueológicas e artísticas) dos universos culturais grego e latino, produzidos tanto na Antiguidade Clássica, como na Idade Média e no Humanismo e Renascimento. As metodologias epistemológicas ativadas são as das áreas das línguas, literaturas, culturas, história, arqueologia, filosofia e artes, nomeadamente o teatro e a música.

Com uma longa tradição nessas “leituras” do corpus tangível e intangível clássico e humanístico, os Investigadores associados a este pilar temático atuarão em dois domínios:

  • edição crítica, comentário e versão portuguesa de textos gregos e latinos, alguns dos quais inéditos, outros a carecer de atualização (fontes escritas primárias, mas inacessíveis nas versões originais, apesar de necessárias a outras áreas do saber, como é o caso da Literatura, da História, da Filosofia, da Teologia e das Artes).
  • estudos sobre poesia, prosa, teatro, historiografia, teoria e prática políticas, direito, religiões, filosofia e ética, retórica, linguística, música e musicologia, vida quotidiana, diálogo intercultural, estudos neolatinos, estudos jesuíticos, história (das ciências, das ideias, da educação), estudos bíblicos, urbanismo.

Património Cultural Clássico e Português

Abrange a receção da matriz clássica e o contributo desta, até à Contemporaneidade, para a formação de identidades culturais na Europa (muito particularmente em Portugal) e em países dialogantes com a Cultura Portuguesa. Reconhecida como herança de um passado e arquétipo gerador de sentimentos de pertença em sociedades potencialmente globais e atingidas por crises de identidade, a cultura clássica constitui-se desde cedo na história como património universal, ou seja, como corpus-âncora (tangível e intangível) da Humanidade. A abordagem proposta pauta-se por um espírito crítico e auto/hetero-reflexivo desse património. Ao explorar a tensão fértil entre a recuperação da tradição e a sua renovação criativa, os Investigadores colocam-se na vanguarda da investigação hermenêutica da herança clássica. Grandes domínios de atuação:

  • estudos de receção da presença do Património Cultural Clássico nas línguas, literaturas, culturas, filosofia, artes e ciências da Europa e de países com ela dialogantes;
  • estudos sobre o Património Cultural Português, considerado na perspetiva das continuidades e roturas com a herança clássica.

Durante o quadriénio de 2020-2023, desenvolvem-se alguns Projetos Complementares (com equipas circunscritas de investigadores), agregados em torno de caminhos reflexivos mais restritos, mas concorrendo todos para o cumprimento dos pilares temáticos do Projeto Geral da Unidade.

O universo de Projetos Complementares está sujeito a flutuações, decorrentes do aparecimento de novos projetos com financiamento competitivo e da conclusão de projetos em curso.

Equipa

Carmen Soares

Coordenadora Científica do CECH

Margarida Miranda

Vice-coordenadora Científica do CECH

Contacto: cech.carmensoares@gmail.com

O Projeto Geral é composto por todos os investigadores integrados e colaborados do Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos

Pergunta de investigação:

Qual a perceção dos municípios abrangidos sob o domínio de atuação da Direção Regional da Cultura do Centro (DRCC) quanto ao Património Cultural Imaterial (PCI) praticado nos seus territórios?

Trata-se de um estudo de caráter exploratório, orientado para os seguintes objetivos: caracterizar as manifestações de PCI identificadas pelos responsáveis de cada município; sensibilizar os municípios e as populações para a importância de uma inventariação sistemática dos seus PCIs, atitude particularmente urgente no caso de manifestações em risco de desaparecer.

Coordenação Científica:

Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra

Coordenadora Principal:

Carmen Soares

Coordenadora Adjunta:

Paula Barata Dias

Assistência de Coordenação Científica:

Carlos Baptista

Patrícia de Gomensoro

Pesquisa e redação de textos:

Ana Maria Proserpio; Carlos Baptista; Cinthia Otto Marques; Josefina Salvado; Maria José Araújo & Patrícia Gomensoro