/ Investigação / Projeto Geral / FESTEA

Apresentação

Vários foram os factores que estiveram na origem da ideia de realizar um Festival de Teatro de Tema Clássico. Em primeiro lugar, a consciência de que a cultura clássica criou valores intrínsecos de grande relevância que estão na base do viver e sentir do homem moderno. Mas também [...] a noção de que o teatro exerceu papel de relevo na transmissão dos ideais, temas e mitos greco- romanos que, parte integrante da cultura de hoje, continuam a ser utilizados por autores contemporâneos para expressarem anseios, preocupações, vivências. [José Ribeiro Ferreira]

A primeira edição do Festival Internacional de Teatro de Tema Clássico remonta a 1999, vindo a constituir-se como associação cultural em 2002. A promoção do teatro e das artes do espetáculo é o objetivo central deste ambicioso projeto que, ao longo dos anos, se tem afirmado como um encontro de criação artística protagonizado pelo legado teatral greco-romano e pelas suas reescritas no mundo contemporâneo. Enquadrado nas atividades de transferência do conhecimento do Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Universidade de Coimbra, o FESTEA constitui-se como um evento cultural imprescindível para a agenda cultural da cidade de Coimbra, articulando-se com os diversos equipamentos culturais da cidade e da região com o firme propósito de fomentar novos públicos e, mais, novos modos de olhar para o teatro clássico. Neste sentido, o FESTEA distingue-se pela transversalidade das suas propostas e pelo compromisso social que marca a sua intervenção no espaço público (físico e simbólico), tendo como missão a promoção das artes, da cidadania e da qualidade de vida.