/ Investigação / Projeto Geral / Associação Cultural Thíasos / Produções

Tradução: Maria Helena da Rocha Pereira

Adaptação: Claudio Castro Filho

Sinopse

Na sua produção de 2018, o Thíasos traz à cena uma obra estreitamente ligada à história do teatro universitário coimbrão: a Medeia de Eurípides, na rigorosa tradução realizada nos anos cinquenta por Maria Helena da Rocha Pereira para o Teatro dos Estudantes da Universidade de Coimbra. Desta vez, às diversas camadas arqueológicas que compõem o labiríntico mito da princesa da Cólquida, o grupo acrescenta a máxima evocada por Peter Brook no seu célebre tratado O espaço vazio: mesmo quando o que se encena é um clássico, há que recuperar, nas palavras, o sabor de dizê-lo pela primeira vez. A Medeia do Thíasos encontra-se, portanto, na Grécia do séc. V a.C. mas também na Europa do séc. XXI, sujeita a novas significações da tragédia humana e, concretamente, da tragédia feminina. Ao fim e ao cabo, é uma Medeia de lugar algum e de todos os tempos, porque é essa a circunstância do refugiado e a condição do exílio.

Ficha Técnica

Elenco: Anna Ibraeva, Catarina Martins, Cátia Alves Coelho, Daniela Pereira, Diane de Paiva, Claudio Castro Filho e Renan Marques Liparotti

Figurinos: Associação Cultural Thíasos

Desenho de luz: Theo Fellows

Paisagem sonora: Thiago Rocha

Caracterização: Cátia Alves Coelho

Imagem gráfica: Carlos Jesus

Duração aproximada: 60 min.