/ Investigação / Projeto Geral / Associação Cultural Thíasos / Produções

Anfitrião de Plauto

Adaptação e encenação: Victor Torres

Sinopse

Foi a terceira vez que o Thíasos encenou Plauto; já antes Carlos Alberto Louro Fonseca tinha encenado uma parte de "O soldado fanfarrão" e Paulo Sérgio Ferreira "O Epídico". A encenação coube, desta feita, a Victor Torres, que tem vasta experiência como actor teatral, e a expectativa era grande para ver o que poderia trazer de novo alguém do meio teatral a um grupo de teatro universitário, maioritariamente constituído por professores e alunos do Instituto de Estudos Clássicos.

O resultado não defraudou as expectativas, pois Victor Torres encontrou algumas soluções dramáticas brilhantes, embora bem distantes da arqueologia teatral romana: pensamos nas portas em pano que, quando alguém simulava bater, abanavam todas, enquanto outra pessoa, fora do palco, batia numas chapas que faziam grande estrondo. A cena de amor em palco entre Júpiter e Alcmena, em que Brómia coloca um leve pano sobre o casal, é outro achado. As duas pessoas que se escondem atrás de um pano e o fazem tremer também sugerem bastante bem as sombras nocturnas e justificam, de forma bastante cómica, os temores de Sósia. Boa opção foi ainda a distribuição da longa intervenção final de Brómia por três actrizes com trejeitos e vozes completamente diferentes. Já que era de prodígios que esse relato falava....

Quanto aos desempenhos, importa destacar o de Delfim Leão, que foi um Júpiter enérgico e coerente. Nuno Gertrudes foi um Sósia que, com tamanha confusão, quase ia ficando louco. Levou muita paulada de Mercúrio e andou com Anfitrião às costas, quando, ao sair do palco, atravessava um rio. Esta cena não tinha, de resto, grande fundamento dramático e, quando Nuno Gertrudes demorava a desapertar as sandálias, verificava-se um tempo morto. Muito sóbria e convincente foi Sílvia Costa no papel de Alcmena: até amuou e fez beicinho.

Em suma, o balanço é bem positivo, sobretudo pela qualidade de muitas das soluções encontradas, que permitiram conseguir efeitos muito bonitos, sem sobrecarregar o palco com cenários pesados.

Paulo Sérgio Ferreira, in M. Fátima Silva (coord.), Representações de Teatro Clássico no Portugal Contemporâneo III (Coimbra, FLUC, 2004) 139-40.

Consultor: José Luís Brandão

Luminotecnia: Carlos Santos

Sonoplastia: Isidro Alves / Carlos Jesus

Selecção Musical: Victor Torres

Figurinos: Ana Balula, José Luís Brandão

Execução do Guarda-Roupa: Inês Santos

Adereços: Ana Balula, Carlos Santos, Victor Torres.

Elenco

Paulo Sérgio Margarido (Relator Inicial)

José Luís Brandão (Anfitrião)

Nuno Gertrudes (Sósia)

Delfim Leão (Júpiter)

Bruno Amaral (Mercúrio)

Sílvia Costa, Ana Catarina Rodrigues (Alcmena)

Carla Braz, Amélia Álvaro de Campos, Lia Nunes, Susana Bastos, Verónica Fachada (Brómias)

Patrícia Martinho, Sónia Simões, Sónia Freitas, Isabel dos Santos (Figurantes).