/ Formação / Doutoramentos / Patrimónios Alimentares: Culturas e Identidades / Eventos

BiblioAlimentaria

Exposição Documental | 4 de março a 1 de abril de 2016

Exposição Bibliográfica de obras manuscritas e impressas (sécs. XVI-XXI) e Ciclo de Conversas sobre exemplares selecionados do acervo bibliográfico histórico da Universidade de Coimbra, relevantes para o conhecimento da História e Culturas da Alimentação. Uma iniciativa inserida na programação da 18ª Semana Cultural da Universidade de Coimbra.

Exposição bibliográfica

Composta por 70 obras, de tipologia diversificada, como: livros, folhetos e revistas gastronómicas; registos de receita e despesa; inventários e testamentos; tratados médicos e manuais de vida saudável; boletins agrícolas, anuários comerciais, licenças de atividade; códigos de etiqueta e menus.

Organizada em cinco núcleos temáticos, transversais e multidisciplinares: Memória Gastronómica; Contabilidade e Administração; Medicina e Farmacopeia; Agricultura, Comércio e Indústria; Sociabilidade e Etiqueta.

​As obras expostas provêm de distintas coleções da Universidade de Coimbra: Biblioteca Geral, Biblioteca Joanina, Arquivo da Universidade de Coimbra, Biblioteca Central da Faculdade de Letras e Biblioteca do Departamento de Ciências da Vida da Faculdade de Ciências e Tenologia da Universidade de Coimbra.

Carmen Soares (Diretora PACI)

João Pedro Gomes (Doutorando PACI)

Luísa Machado (Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra)

Ana Maria Bandeira (Arquivo da Universidade de Coimbra)