Revistas de ideias e cultura

26 março, 2020≈ 2 mins de leitura

.

"O sítio Revistas de Ideias e Cultura (RIC) tem por objetivo proporcionar o acesso às coleções das revistas dos movimentos culturais e políticos mais representativas da história portuguesa do século XX de acordo com o saber historiográfico atual e o estado da arte da edição digital.

Faculta-se a consulta de coleções completas seja através do folheio dos números editados seja por intermédio de índices de autores, de conceitos, de assuntos, de autores citados, de obras citadas e de locais. Permite-se ainda o exame conjunto das peças publicadas nos diferentes títulos de um mesmo movimento cultural, assim como a pesquisa na totalidade das bases de dados.

O programa de estudo e publicação Revistas de Ideias e Cultura (RIC) resulta da colaboração próxima entre o Seminário Livre de História das Ideias, a Biblioteca Nacional de Portugal e a Fundação Mário Soares.

Além da conjugação dos contributos fundamentais, distintos e complementares, dos três parceiros permanentes, a investigação e o trabalho editorial têm vindo a contar com colaboração relevante de muitas outras instituições e entidades, nomeadamente da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, do Centro Nacional de Cultura, da Fundação Calouste Gulbenkian, da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra, da Direcção da revista Seara Nova e da Universidade do Estado do Rio de Janeiro."