Liga dos Amigos da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra

LIBUC

30 março, 2023≈ 3 mins de leitura

.

A Liga dos Amigos da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra (LIBUC) é uma associação cultural sem fins lucrativos, fundada no dia 9 de julho de 2020. A LIBUC tem por objetivo a promoção e organização de atividades de intervenção e divulgação cultural, científica e artística; o apoio a estudos, publicações e cursos de formação que sejam expressão das atividades culturais e artísticas da Biblioteca e da Comunidade; a contribuição para a conservação, enriquecimento e difusão do património documental à guarda da Biblioteca, bem como a contribuição para o restauro, conservação e divulgação do acervo patrimonial da BGUC. Para a prossecução dos seus objetivos, a LIBUC procurará:

1. Estimular o interesse pela Biblioteca e ajudar à sua compreensão como centro vivo de promoção e divulgação de cultura;

2. Promover novas formas de comunicação com os diversos públicos e a população local;

3. Defender o ambiente urbano e o contexto patrimonial em que a Biblioteca está inserida;

4. Colaborar com a Direção da Biblioteca Geral na organização de cursos diversos e de atividades de promoção da leitura e da escrita;

5. Promover ou patrocinar atividades culturais e científicas, nomeadamente: conferências, seminários, exposições, espetáculos e outros eventos;

6. Apoiar estudos e publicações que divulguem as coleções e o património material e intangível à guarda da Biblioteca, ou que sejam expressão da sua atividade;

7. Cooperar e promover convénios ou outros acordos com outras entidades, associações e instituições, em tudo o que seja consentâneo com o fim da Associação;

8. Desenvolver ações que contribuam para o enriquecimento dos fundos da BGUC e para a sua divulgação;

9. Promover ações que contribuam para a valorização cultural dos seus associados, orientada para a formação humanística em todas as áreas disciplinares e para a intervenção cultural e formativa na comunidade.

Para obter mais informações e saber como se tornar associado escreva para o endereço eletrónico: libuc.geral@sapo.pt.