Digitalização do acervo da Biblioteca Joanina

Universidade de Coimbra e Autoridade Literária de Sharjah celebram parceria no dia 21 de fevereiro de 2024, quarta-feira, às 12h30

20 fevereiro, 2024≈ 2 mins de leitura

A Universidade de Coimbra (UC) e a Autoridade Literária de Sharjah (Sharjah Book Authority – SBA) vão celebrar na quarta-feira, dia 21, uma parceria tendo em vista a digitalização do acervo da Biblioteca Joanina. O memorando de entendimento, que estabelece os termos do projeto de cooperação e colaboração entre as duas partes, vai ser assinado pelas 12h30, na Biblioteca Joanina, numa cerimónia com a presença do Reitor da UC, Amílcar Falcão, e do Presidente da SBA, Ahmed Bin Rakkad Al Ameri.

A SBA é um organismo governamental de Sharjah, um dos sete emirados que compõem a confederação dos Emirados Árabes Unidos (e que tem como chefe de Estado o Xeque Sultan bin Muhammad Al-Qasimi, distinguido em 2018 como Doutor Honoris Causa pela Universidade de Coimbra). Fundada em 2014, esta entidade tem como missão a promoção de partilha de cultura e conhecimento entre pessoas de todo o globo, destacando a importância dos livros no mundo multimédia da atualidade.

Os contornos do projeto de digitalização do acervo da Biblioteca Joanina (que integra o catálogo de obras da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra) vão ser explicados na cerimónia, que – além de Amílcar Falcão e Ahmed Bin Rakkad Al Ameri – também vai contar com a intervenção do Vice-Reitor da UC para a Cultura, Comunicação e Ciência Aberta, Delfim Leão.