Apresentação de «Livros Proibidos Durante O Estado Novo»

24 novembro, 2023≈ 3 mins de leitura

Uma exposição itinerante sobre livros e autores censurados durante o Estado Novo, concebida pela Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra, em resposta a um desafio do Plano Nacional das Artes e da Rede de Bibliotecas Escolares da Região Centro, vai ser apresentada publicamente no dia 27 de novembro.

A exposição é constituída por uma caixa com um painel de apresentação e 30 exemplares relevantes (como «Quando os lobos uivam», de Aquilino Ribeiro ou «O Encoberto» de Natália Correia), fac-similados pela editora A Bela e o Monstro. A partir de um QR Code impresso na cinta que envolve cada livro, tem-se ainda acesso à informação textual sobre o processo de censura daquela obra e pode-se ouvir o despacho que a proibiu e/ou um excerto do texto. Haverá cinco caixas idênticas para permitir uma ampla circulação. A conceção daquele objeto e da imagem da exposição são do Atelier do Corvo. As leituras são feitas por atores e atrizes de Coimbra.

A sessão terá lugar na Sala de S. Pedro, no 2º piso da BGUC, às 10h30. Estarão presentes o Prof. Doutor Delfim Leão (Vice-Reitor da Universidade de Coimbra), o Prof. Doutor Manuel Portela (Diretor da BGUC), o Prof. Doutor Paulo Pires do Vale (Coordenador do Plano Nacional das Artes), a Dra. Manuela Pargana Silva (Coordenadora Nacional da Rede de Bibliotecas Escolares) e o Dr. António E. Maia do Amaral (Diretor-adjunto da BGUC e curador da exposição).

«Livros Proibidos Durante O Estado Novo» integra as programações oficiais dos 50 Anos do 25 de Abril da Universidade de Coimbra e da Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril

Página da Exposição