Recursos de Apoio ao Ensino e à Inovação Pedagógica
No contexto educativo atual, e no ensino superior, em particular, os recursos de apoio ao ensino podem contribuir para a construção de experiências de aprendizagem mais eficazes e significativas. A capacitação digital e a conectividade, incrementaram o desenvolvimento de ferramentas e recursos digitais que apoiam e medeiam a implementação de métodos e estratégias pedagógicas que promovem o ensino centrado no/a aluno/a , e que também impulsionam a inovação pedagógica. Disponibilizamos esta área de Recursos de apoio ao ensino e à inovação pedagógica aos/às docentes da Universidade de Coimbra, para que os possam explorar, testar e aplicar no seu contexto específico, enquanto orientadores, impulsionadores e gestores do processo de ensino-aprendizagem. Trata-se de um espaço de consulta e de inspiração permanente, que será continuamente complementado.
Normativos/Referenciais | Ensino a Distância
Internacionais
ENQA | Considerations for quality assurance of e-learning provision (2018)
NSQ | National Standards for Quality Online Courses (2019)
NSQ | National Standards for Quality Online Teaching (2019)
NSQ | National Standards for Quality Online Programs (2019)
Nacionais
Regime jurídico do ensino superior ministrado a distância. Decreto-Lei n.º 133/2019 de 3 de setembro da Presidência de Conselho de Ministros. Regime Diário da República: Série I, n.º 168 (2019)
Ensino não presencial. Despacho 16/2022 de 21 de setembro de 2022 da Presidência da A3ES. A3ES: Lisboa
Ambientes de Aprendizagem Digitais ou Mistos
Criação de Apresentações
Partilha de Apresentações
Envio/Partilha de Ficheiros
FileSender [autenticação com credenciais UC]
Criação de Podcasts
Plataformas de Video-conferência e Gravação de Vídeo e Ecrã
Video-Conferência e Gravação de Vídeo
Gravação de Vídeo
Gravação de Ecrã
Questionários, sondagens e testes online
Mapas de Conceitos | Mapas Mentais | Nuvens de Palavras
Espaços Colaborativos
Recursos Bibliográficos em domínios de Inovação Pedagógica Especificos
Metodologias Ativas
Carvalho, A. A. (Org.) (2022). Metodologias Ativas e Tecnologias Educacionais Digitais. São Luís do Maranhão: FAPEMA. Disponível em http://hdl.handle.net/10316/107757
Carvalho, A. A. A. (2020). Revisão por Pares, Aula Invertida e Instrução entre Pares para fomentar a capacidade crítica e o envolvimento dos estudantes na aula. In J. Bottentuit Junior & Luana P. Wunsch (orgs.), Práticas formativas e tecnologia nos contextos da Educação Superior e da pós-graduação: perspectivas de docentes de diferentes países (pp. 10-21). São Luís: EDUFMA. Disponível em https://www.edufma.ufma.br/index.php/produto/praticas-formativas-e-tecnologias-no-contexto-da-educacao-superior-e-da-pos-graduacao-perspectivas-de-docentes-de-diferentes-paises/
Ensino a Distância ou Híbrido
GO131 – Guia de Orientação para cursos com componentes não presenciais [Sistema de Gestão da UC]. Disponível em https://apps.uc.pt/docs/dir/mos/search?q=GO131 [Acesso com credenciais UC]
Neto, J. & Nolan, S. (2020). Handbook of Innovative Educational Technologies (part two). [Under the general editing of António Mendes]. With the support of the Erasmus+ Programme of the European Union. ISBN 978-954-712-787-6. Disponível em https://shorturl.at/dknEV
Albuquerque, C. & Reis, F. 2021 (Coords.) O admirável mundo novo – Educação Superior em ambientes híbridos. UC e Sthem: 50-58. https://www.sthembrasil.com/publicacoes/e-book-o-admiravel-mundo-novo/
Moreira, J.A, Correia, J. & Dias-Trindade, S. (2022). "Cenários Híbridos de Aprendizagem e a Configuração de Comunidades Virtuais No Ensino Superior". Sinéctica. Disponível em https://doi.org/10.31391/S2007-7033(2022)0058-002
Docência Online
(brevemente)
Recursos Bibliográficos | Plataformas
Plataformas da UC
Recursos das Bibliotecas da UC
Catálogo das bibliotecas da rede UC
AlmaMater | Biblioteca de Fundo Antigo da UC
Plataformas externas [acesso com credenciais UC]