A entrada no Ensino Superior nunca foi tão inesquecível!

Desde a Mostra de serviços, projetos e iniciativas da UC, que reuniu ao ar livre mais de 80 entidades, ao concerto de Miguel Araújo e da Big Band Rags, com milhares de pessoas no Pátio das Escolas!

16 setembro, 2023≈ 4 mins de leitura

Na Semana de Acolhimento e Integração da Universidade de Coimbra (UC) decorreu entre os dias 11 e 15 de setembro e incluiu diversas atividades nas Faculdades, Departamentos e Núcleos de Estudantes da Associação Académica de Coimbra (AAC), um Peddy-Papper por Coimbra, um Fórum de Debate com o tema "O que quero e posso ser: estudante universitário e cidadão", uma tarde com o Desporto UC, a Universo UC: Mostra de serviços, projetos e iniciativas e ainda um Concerto do Miguel Araújo com abertura da Banda Big Band Rags (TAUC).

MOSTRA UNIVERSO UC

Foram centenas, talvez milhares, os jovens que confluíram para a Rua Larga na tarde do dia 13 de setembro. Objetivo? Conhecer o Universo UC.

“Conheci a RUC” e "o Núcleo da Faculdade de Letras", explicou Rodrigo Bartolomeu, recém-chegado ao curso de Filosofia. Rodrigo acabou por se inscrever num curso da RUC, juntando-se assim a uma das secções da AAC.

Desde Unidades Orgânicas, passando por núcleos e secções da AAC, juniores iniciativas ou serviços da Universidade, foram mais de 80 as entidades que se apresentaram na mostra de serviços, projetos e iniciativas da UC.

As entidades presentes vieram recheadas de jogos e atividades para captar a atenção dos estudantes, num dia em que não faltou animação providenciada por 14 atuações musicais.

CONCERTO DE BOAS-VINDAS

“Aos que cá estão, aos que acabam de chegar”, a todos e a todas, sem exceção, a UC deu as boas-vindas. O concerto de Miguel Araújo e da Big Band Rags no Pátio das Escolas foi encabeçado pelas palavras de boas-vindas do Reitor da UC, Amílcar Falcão.

Com mais de 700 anos de história, e a celebrar dez de classificação como Património da Humanidade da UNESCO, o Reitor garante que “o orgulho” na história não é suficiente e a Universidade continua a “olhar para o futuro”.

"A UC só existe porque vocês [estudantes] existem", afirma Amílcar Falcão.

Com uma semana repleta de atividades, "muito importante para o acolhimento dos nossos estudantes", Amílcar Falcão desejou ainda que todos "sejam felizes na passagem pela Universidade, sem esquecer que «uma vez UC, para sempre UC»".

Foi com “uma palavra especial” para quem acaba de chegar à UC que o presidente da Direção-Geral da Associação Académica de Coimbra (AAC), João Caseiro, se dirigiu a todo o público presente. “A AAC é a partir de agora a vossa casa”, garantiu o estudante.

Com desejo de que, “acima de tudo aproveitem o que Coimbra tem de melhor”, João Caseiro sublinhou a vontade de que todos continuem “a contribuir para uma causa tão grande como a Académica”. Salientando o desporto, a cultura, o associativismo ou a ação social, o presidente da AAC referiu ainda “a história diferente e diferenciadora” que a Universidade e a AAC têm.

As boas-vindas aos “melhores anos das vossas vidas” terminaram com um académico Efe-érre-á.

O balanço desta semana? “Experiência fantástica”, “ótima” oportunidade de “conhecer outras pessoas, outras culturas”, são apenas algumas das reações partilhadas por quem acabou de chegar.