Data/Hora: 22 de fevereiro de 2022; 15h00 às 16h30
Número de vagas: sem limite
Formato: Online/Gratuíto
Língua: Portuguesa
Destinatários: Este curso pode ser frequentado por Orientadores e Supervisores de teses de doutoramento de alunos do 3º Ciclo das cinco Escolas Doutorais
Oradora: Isabel Huet
Resumo: Embora existente e em crescimento, o desenvolvimento profissional de supervisores de doutoramento é ainda escasso e pouco estruturado no contexto nacional, não existindo espaços de partilha de experiências onde os supervisores desenvolvem e/ou aprofundam o seu conhecimento no domínio da pedagogia do doutoramento. Tendo em conta a relevância da qualidade da supervisão para o sucesso académico dos estudantes de doutoramento, este seminário pretende iniciar um ciclo de debates sobre a pedagogia do doutoramento e supervisão doutoral, na expetativa que estes debates criem condições de partilha de experiências e saberes entre os supervisores.
Neste seminário serão apresentadas abordagens e práticas de supervisão que potenciam a aprendizagem dos estudantes, assim como os desafios para a supervisão doutoral no séc. XXI e na fase de pandemia em que vivemos. Os participantes serão convidados a discutir as suas práticas e conceções de supervisão.
Os participantes são convidados a ler o blog: Reviewing the literature on the professional development of doctoral supervisors – A community blog, on doctoral supervision relationships and pedagogies (wordpress.com)
Tópicos:
- Desenvolvimento profissional de supervisores
- Pedagogia do doutoramento
- Supervisão doutoral
- Abordagens teóricas e práticas de supervisão
- Melhoria da aprendizagem dos doutorandos
Inscrições abertas até 17 de fevereiro de 2022