Data/Hora: 22 de fevereiro de 2022; 15h00 às 16h30

Número de vagas: sem limite

Formato: Online/Gratuíto

Língua: Portuguesa

Destinatários: Este curso pode ser frequentado por Orientadores e Supervisores de teses de doutoramento de alunos do 3º Ciclo das cinco Escolas Doutorais

Oradora: Isabel Huet

Resumo: Embora existente e em crescimento, o desenvolvimento profissional de supervisores de doutoramento é ainda escasso e pouco estruturado no contexto nacional, não existindo espaços de partilha de experiências onde os supervisores desenvolvem e/ou aprofundam o seu conhecimento no domínio da pedagogia do doutoramento. Tendo em conta a relevância da qualidade da supervisão para o sucesso académico dos estudantes de doutoramento, este seminário pretende iniciar um ciclo de debates sobre a pedagogia do doutoramento e supervisão doutoral, na expetativa que estes debates criem condições de partilha de experiências e saberes entre os supervisores.

Neste seminário serão apresentadas abordagens e práticas de supervisão que potenciam a aprendizagem dos estudantes, assim como os desafios para a supervisão doutoral no séc. XXI e na fase de pandemia em que vivemos. Os participantes serão convidados a discutir as suas práticas e conceções de supervisão.

Os participantes são convidados a ler o blog: Reviewing the literature on the professional development of doctoral supervisors – A community blog, on doctoral supervision relationships and pedagogies (wordpress.com)

Tópicos:

• Desenvolvimento profissional de supervisores
  • Pedagogia do doutoramento
  • Supervisão doutoral
  • Abordagens teóricas e práticas de supervisão
  • Melhoria da aprendizagem dos doutorandos

Inscrições abertas até 17 de fevereiro de 2022

Nota Biográfica