Workshop sobre multilinguismo recebe inscrições até 15 de setembro

Evento multi-institucional reforçou número de lugares disponíveis devido a grande procura

03 setembro, 2020≈ 4 mins de leitura

Acontece, no dia 21 de setembro, o "2020 Workshop Multilingualism", evento que reunirá editores, tradutores, bibliotecários, investigadores em início de carreira e outros parceiros interessados em trocar experiências acerca do multilinguismo. As inscrições para participação são gratuitas, mas limitadas a 200 lugares - o número de vagas inicial, de 100 pessoas, foi aumentado devido à grande procura.

O workshop dará enfoque particular aos desafios do Acesso Aberto na publicação académica e a possíveis estratégias de lobbying. Quatro grandes temas norteiam o curso: o equilíbrio entre localização e globalização (relevância de investigações locais e internacionais e impacto da investigação); a questão da tradução - tradução e tradutores enquanto uma "contribuição invisível" ou reconhecida por direito próprio, e a autoridade de tradutores automatizados; desafios específicos do acesso aberto em torno do multilinguismo; e desafios hegemónicos no que respeita aos idiomas. Neste último tópico, estão incluídas questões como a hegemonia linguística e a dominância em contextos multilíngues, as minorias e as línguas nativas como traço cultural, a dominância dos requisitos do alfabeto latino nos agregadores da comunicação científica, e a dominância do conceito de uma língua franca, como o inglês.

A programação completa, que ocorre das 10h às 12h e das 13h às 15h (CET), está disponível no site da Associação Europeia de Editoras Universitárias (AEUP). As inscrições podem ser feitas na plataforma Eventbrite.

Dentre os oito oradores que debaterão os assuntos propostos na programação, está o Vice-Reitor da UC, Delfim Leão, que falará sobre a pesquisa "Multilingualism in Scholarly Communication", realizada pelo Grupo Especial de Interesse sobre Multilinguismo do OPERAS. Delfim Leão é, também, membro do Comité Consultivo da UNESCO para a Ciência Aberta.

O workshop 2020 sobre Multilinguismo é um evento satélite da Conferência OASPA (Open Access Scholarly Publishers Association) 2020. É organizado multi-institucionalmente pela Iniciativa de Helsínquia para o Multilinguismo, a Associação Finlandesa para a Publicação Académica, o Grupo Especial de Interesse sobre Multilinguismo do OPERAS, a Rede Europeia para Avaliação da Investigação em Ciências Sociais e Humanas (ENRESSH), a Federação Finlandesa de Sociedades Científicas e a AEUP.

| Saiba mais |

Todos os detalhes sobre a programação, apresentadores das mesas e organizadores estão neste link.

Registre-se para participar do evento clicando aqui.