Noite Europeia dos Investigadores recebe propostas de atividades na UC

LC
Lorena Caliman
04 agosto, 2021≈ 5 mins de leitura

A Noite Europeia dos Investigadores (NEI) retorna à UC, em 2021, com o tema SCICLI - Science for Climate | Ciência para o Clima. O representante da universidade no consórcio, formado por 9 instituições, é o Instituto de Investigação Interdisciplinar (iiiUC). O evento acontece no dia 24 de setembro e está a receber propostas de atividades até esta sexta-feira, 06 de agosto.

Como mote para o evento deste ano, está a questão: como pode a ciência contribuir para o conhecimento sobre as causas e efeitos das alterações climáticas e para a neutralidade do clima até 2050? Diante desse questionamento, os objetivos da Noite Europeia de Investigadores 2021 são “promover a sensibilização dos cidadãos, em especial os mais novos, para a investigação e inovação empenhada no desenvolvimento de tecnologia, indústria e transportes verdes, bem como preservação de ecossistemas e recursos naturais”.

Na UC, a proposta elaborada pelo iiiUC para a tarde e a noite do dia 24 de setembro é dinamizar a “Rota de Ciência”, em colaboração com o Museu da Ciência da UC, unidades de I&D e vários centros de Ciência da Universidade. As atividades deverão unir a Universidade e a Baixa de Coimbra, aproximando investigadores, cidadãos e vários parceiros do consórcio.

As propostas de atividades podem consistir em iniciativas presenciais ou online.

Além das atividades em Coimbra, a NEI 2021 vai decorrer em Lisboa, Braga e Évora, além da programação via online.

Submissão de propostas

As atividades do programa presencial da NEI 2021 na UC decorrerão ao ar livre numa Rota de Ciência na cidade de Coimbra, interagindo diretamente com a população e com os conimbricences. As atividades dependerão das normas de segurança da Direção Geral de Saúde (DGS) em vigor, diante da situação pandémica.

As atividades submetidas (tanto online quanto presenciais) serão avaliadas a partir de cinco critérios:

1) abordagem ao tema do projeto;

2) interatividade com os públicos;

3) diversidade de instituições presentes;

4) diversidade;

5) originalidade.

Os representantes das propostas online serão contactados ainda durante o mês de agosto sobre o resultado das submissões, e os proponentes das atividades presenciais serão contactados no início de setembro.

Mais informações e acesso ao formulário de submissão: https://ls.uc.pt/index.php/597452.

Voluntariado na UC

Como parte da preparação do evento, a UC procura estudantes de Doutoramento voluntários para dar apoio à Rota de Ciência na cidade no dia 24 de setembro. Os estudantes também poderão apresentar o seu projeto em formato Speed Dating.

A chamada para voluntários está aberta e pode ser acedida aqui.

Pré-evento

Ainda antes do dia 24 de setembro, a NEI vai dinamizar três iniciativas:

- “Dia antes da Noite”: ação a ser realizada nas escolas da região de Coimbra; os investigadores da UC levam às escolas atividades práticas relacionadas com a sua investigação.

- “Sextas-feiras da Ciência”: iniciativa nas ruas da Baixa de Coimbra, nas tardes de sexta-feira (3, 10 e 17 de setembro), com o desenvolvimento de “mini-science shows”.

- Open Day online: evento de atividades online direcionadas a escolas, no dia 21 de setembro.

| Saiba mais |

Acompanhe a Noite Europeia de Investigadores:

Site - http://noitedosinvestigadores.org

Redes sociais - Facebook | Instagram