Lançado terceiro ranking ibero-americano de revistas científicas em acesso aberto

REDIB analisa e classifica mais de mil revistas em parceria com o Web of Science Group

10 julho, 2020≈ 3 mins de leitura

Acaba de ser lançado o terceiro ranking de publicações científicas da Rede Ibero-americana de Inovação e Conhecimento Científico (REDIB), feito em colaboração com o Web of Science Group. Nesta edição, foram analisadas e classificadas mais de mil revistas das cerca de 3.400 incluídas na REDIB. No que diz respeito a Portugal, das 11 revistas incluídas e avaliadas no ranking, 6 delas são publicadas pela Imprensa da Universidade de Coimbra.

O ranking classifica publicações da América Latina, de Espanha e de Portugal, e permite, a partir da edição atual, consultar o impacto de cada artigo individualmente, bem como pré-visualizar o resumo dos artigos indexados na Web of Science Core Collection (WOS). Os índices incluídos na coleção estão no âmbito das Ciências (SCIE), Ciências Sociais (SSCI), Arte e Humanidades (AHCI) e Fontes Emergentes (ESCI).

O objetivo do ranking da REDIB é promover um sistema de informações bibliográficas que permita a criação fiável e recorrente de indicadores de qualidade editorial e científica, estimulando o desenvolvimento do Espaço Ibero-americano do Conhecimento, e assim contribuir para aumentar o peso da ciência desta região no panorama científico editorial internacional.

A REDIB, que é uma plataforma de agregação de documentação científica de referência para a América Latina, conta hoje com mais de 3.300 revistas indexadas e por volta de 1,2 milhões de artigos. Além dos dados bibliométricos resultantes do ranking, a Rede oferece na sua página online interessantes dados bibliográficos e estatísticos das publicações. A totalidade dos textos também é acessível livremente a partir do sítio original do editor.

A Rede Ibero-americana de Inovação e Conhecimento Científico é promovida pelo Conselho Superior de Investigações Científicas (CSIC) e pela Universia (Banco Santander). Os conteúdos agregados na plataforma são produzidos, em sua maioria, no espaço ibero-americano em espanhol, português e outras línguas relevantes para a comunidade.

| Saiba mais |

Acesse aqui ao terceiro ranking das revistas científicas da REDIB.

Conheça a Rede: www.redib.org e www.redibinforma.com.