Equipa da UC participa em evento luso-espanhol sobre Nuvem Europeia de Ciência Aberta

Representantes da universidade colaboram em grupo de trabalho sobre carreiras académicas e em atividades nas Ciências Sociais e Humanidades

LC
Lorena Caliman
09 novembro, 2022≈ 4 mins de leitura

Construir pontes entre centros de investigação portugueses e espanhois, focados nos bens comuns da Ciência Aberta: este foi o objetivo central do Spain & Portugal EOSC Tripartite Event, decorrido no último 10 de outubro como parte da programação do IBERGRID 2022. O evento teve lugar na cidade de Faro, nas instalações da Universidade do Algarve, e contou com a participação da UC na apresentação de atividades da EOSC (Nuvem Europeia de Ciência Aberta) nas Ciências Sociais e Humanidades e no grupo de aconselhamento sobre carreiras e currículos de investigação.

A plataforma de descoberta GoTriple foi o foco principal da comunicação sobre as atividades no campo das Ciências Sociais e Humanidades, apresentada por Jorge Noro (Instituto de Investigação Interdisciplinar - iiiUC) e Lorena Caliman (UC Open Science). A plataforma é um dos serviços dedicados da infraestrutura OPERAS, que está no caminho para se tornar uma European Research Infrastructure Consortium (ERIC) até 2028. Para tal, a infraestrutura recebeu um investimento de 2,7 milhões da Comissão Europeia para continuar a desenvolver e sustentar a infraestrutura e os seus serviços.

As atividades do grupo de trabalho Research Careers, Recognition, and Credit, parte do grupo de aconselhamento em Carreiras e Currículos de investigação foram apresentados por Delfim Leão, Vice-Reitor para a Ciência Aberta na UC e um dos coordenadores do grupo. A equipa tem se reunido, desde outubro de 2021, para ajudar a incorporar incentivos e recompensas para investigadores gerenciarem e partilharem dados, códigos e outros resultados de investigação, atividades e processos, a fim de tornar critérios de ciência aberta e princípios FAIR parte integrante da progressão na carreira académica e nos processos de avaliação de bolsas.

O Spain & Portugal EOSC Tripartite Event enquadra-se numa série de eventos nacionais da Nuvem de Ciência Aberta Europeia. O modelo tripartite da EOSC é um conceito de coordenação estratégica entre a União Europeia, representada pela Comissão Europeia, a Associação EOSC e os Estados-Membros e países associados envolvidos para fornecer recursos e apoiar a implementação da EOSC na Europa. Assim, o objetivo é promover um sistema de ciência aberta alinhando as políticas nacionais e da UE para melhorar a produção de resultados FAIR de investigação.

| Mais informações |

Saiba mais sobre a EOSC: eosc-portal.eu

Conheça a plataforma GoTriple e crie o seu perfil de utilizador para colaborar com investigadores em toda a Europa: gotriple.eu