"Beyond Covid-19": biblioteca aberta de referências aceita contribuições

O projeto acumula notas de leitura sobre textos que elucidem o contexto atual

LC
Lorena Caliman
08 julho, 2020≈ 4 mins de leitura

Está aberto a contribuições o projeto "Beyond Covid-19", do consórcio para a comunicação de ciência aberta nas humanidades e ciências sociais OPERAS. O projeto recebe contribuições de qualquer pessoa interessada e elas poderão ser publicadas com uma licença Creative Commons.

A ideia de construir uma biblioteca de referências sobre o Covid-19 nas ciências sociais e humanidades relaciona-se à procura por compreender as transformações pelas quais a sociedade está a passar. O primeiro passo é selecionar variadas publicações que possam auxiliar nessa empreitada, adicionando publicações validadas (livros e artigos científicos) que tenham passado por um processo de revisão por pares (peer review). A biblioteca aberta de referências é complementada por uma biblioteca no Zotero onde as publicações selecionadas são armazenadas.

A proposta é alimentar a biblioteca de referências com notas de leitura num caderno de pesquisa na plataforma Hypotheses(OPERAS).

A participação no projeto deve acontecer em 4 passos:

1) Seleção da publicação: o texto indicado deve fazer parte das humanidades ou ciências sociais, ter passado por revisão (à exceção de cadernos de pesquisa) e possibilitar o clareamento da situação atual de pandemia (em termos, por exemplo, de análises económicas e sociais, entre outras possibilidades).

As publicações podem estar em qualquer idioma, uma vez que a biblioteca será multilíngue.

2) Adição da publicação à biblioteca Zotero do projeto.

A pessoa deve ingressar no grupo "Beyond Covid-19" no Zotero, adicionar uma referência na pasta "New" (Novo), lembrando de detalhar o campo do idioma e as palavras-chave.

3) Escrever uma nota de leitura: a nota precisa incluir três partes, respondendo a três perguntas:

- Qual o conteúdo da publicação (sumário)?

- Qual o contexto da publicação (autor, particularidade da abordagem usada)?

- De que a maneira a publicação pode lançar luz sobre a situação atual?

A nota de leitura pode ser escrita em qualquer idioma e pode ser feita diretamente no Zotero, adicionando ao campo "Notes" na referência bibliográfica e transferindo-a para a pasta "Notes" no grupo.

4. Envie sua nota

A nota pode ser enviada por um formulário online ou enviando um email para covid19@operas-eu.org. É preciso especificar na mensagem seu nome, afiliação, se tiver, e link para seu perfil pessoal na rede de preferência (pessoal, académica, profissional). O time editorial do projeto OPERAS irá revisar a nota, editá-la se necessário e publicá-la com sua assinatura e uma licença Creative Commons CC-BY.

Outras possibilidades: Caso não use Zotero, é possível enviar a referência e a nota por email para a equipa do projeto. Também é possível sugerir referências sem escrever notas, ou apenas escrever notas para referências da biblioteca que ainda não as tenham. Ainda é possível propor traduções de notas escritas e enviá-las por email. Também poderá oferecer sua ajuda para a gestão do processo editorial ou fazer qualquer outra proposta.

O projeto é gerido pela equipa de coordenação do OPERAS e voluntários.

Escreva e contribua: covid19@operas-eu.org.

| Saiba mais |

https://operas.hypotheses.org/4084

Partilhe