Atividades da iniciativa Promoção da Cultura Científica decorrem até o final do ano letivo

Apoio à Promoção da Cultura Científica premiou dez atividades interdisciplinares em sua segunda edição

22 outubro, 2021≈ 3 mins de leitura

Já estão em curso e decorrem até o final do ano letivo os dez eventos e atividades originais e de natureza interdisciplinar selecionados através da iniciativa Promoção da Cultura Científica da UC. As candidaturas vencedoras, cujo resultado foi divulgado no último mês de julho, foram selecionadas pela capacidade de pôr em diálogo diferentes áreas de saber dos centros de investigação da UC e de transmitir o seu conhecimento à sociedade civil.

A iniciativa está em sua segunda edição, e foi lançada, em 2019, a partir da reformulação da Semana Cultural da Universidade de Coimbra, com a criação do ciclo de teatro e artes performativas Mimesis e do ciclo de música Orphika. O programa é coordenado pelo Instituto de Investigação Interdisciplinar da Universidade (IIIUC), premiando propostas que coloquem em prática a interdisciplinaridade e alcancem o público mais amplo, como destaca a Vice-Reitora para Investigação e 3º Ciclo e Diretora do IIIUC, Cláudia Cavadas: “Esta é uma forma de pedir aos investigadores e investigadoras que se juntem a equipas interdisciplinares e falem dessa investigação com recurso a formas inovadoras de comunicação, permitindo que o trabalho de investigação que está a ser desenvolvido nos laboratórios e bibliotecas da Universidade de Coimbra chegue ao público em geral”.

Em 2021, as atividades envolvem 17 centros de investigação, dos 38 existentes na UC. Além do número aumentado da participação dos centros, destaca-se ainda a crescente interdisciplinaridade das propostas apresentadas. Como aponta o Vice-Reitor para a Cultura e a Ciência Aberta da UC, Delfim Leão, o projeto reforça os laços entre os cientistas e a sociedade: “Estes eventos promovem o diálogo interdisciplinar entre os vários centros de investigação, mas associando também a sociedade em geral. Isso acentua a relevância social da investigação que se faz, mas também interpela os cientistas ao chamar a atenção para necessidades da sociedade, que podem afetar e transformar a forma de fazer ciência. Deste diálogo de saberes sai um resultado muito mais rico e muito mais útil para a própria sociedade”.

A lista com as 10 atividades e eventos selecionados e as suas respetivas datas de realização está disponível neste link: https://www.uc.pt/iii/Apoios/PCC/2021.

Via Notícias UC