Visitar a UC no mundo virtual

Já é possível descarregar a UC Space of Knowledge, a plataforma digital que permite visitar os principais locais turísticos da Universidade de Coimbra em Pixel Art.

KP
Karine Paniza
Marta Costa
Ana Bartolomeu
26 setembro, 2022≈ 2 mins de leitura

© UC | Paulo Amaral

É a mais recente plataforma da Universidade de Coimbra (UC). Chama-se UC Space of Knowledge e permite visitar os principais pontos de interesse do património UC de forma virtual. Integrando textos, imagens e áudio-guias, a UC Space of Knowledge vai oferecer uma experiência imersiva a quem visita a Universidade de Coimbra. É, por isso, uma plataforma inclusiva e “digna do imenso património da UC”, palavras de Valentim Branquinho, Diretor Técnico da UC Framework.

Tendo como cenário a Biblioteca Joanina da UC, a aplicação foi apresentada como uma ferramenta que permite “trazer a magia destes espaços para o telemóvel”. A plataforma já pode ser descarregada para smartphones Android e iOS de forma gratuita.

“O facto de podermos visitar vários locais através da aplicação não retira valor ao nosso património” nem diminui o número de visitas, antes pelo contrário, “suscita a curiosidade de estar lá presente”, defendeu o Reitor da UC, Amílcar Falcão, durante a cerimónia de lançamento da plataforma.

A UC Space of Knowledge vai ao encontro do mote “Criar para Renovar”, a propósito da celebração dos 250 anos da Reforma Pombalina, e resulta do investimento feito pela UC no desenvolvimento de tecnologia interna. Amílcar Falcão adianta que dentro de um ano vão surgir novidades. Um dos desafios é “colocar língua gestual em todos os idiomas” disponíveis na aplicação.

Na sessão de lançamento, esteve também presente Pedro Machado, Presidente da Entidade Regional de Turismo Centro de Portugal, que olha para a UC Space of Knowledge como “instrumento poderoso de criatividade” que torna a visita presencial “ainda mais inspiradora”.

Para a Turismo de Portugal, representada por Ana Paula Pais, a UC Space of Knowledge é um projeto de valor acrescentado que “melhora a experiência de quem nos visita”. O lado lúdico e dinâmico da aplicação vai ajudar a “captar os mais jovens” e aumentar a atratividade do património. Ana Paula Pais caracteriza a aplicação como um "projeto inovador, acessível e inclusivo, que nos orgulha a todos enquanto País".