UV 2022 - o início de uma aventura na Universidade de Coimbra

Durante uma semana, os 425 participantes vão conhecer a realidade de estudar e participar na Universidade de Coimbra em 23 áreas do saber, 12 workshops, um Congresso Júnior, uma ação de voluntariado e muito mais.

MC
Marta Costa
KP
Karine Paniza
25 julho, 2022≈ 2 mins de leitura

© UC | Ana Bartolomeu

Do Norte ao Sul do País, passando pelas ilhas e até do outro lado do Atlântico, os 425 participantes da Universidade de Verão (UV) da Universidade de Coimbra (UC) começaram no domingo, 24, uma aventura inesquecível.

Madalena Cordeiro, conta que "a oportunidade surgiu através da escola", com uma candidatura a uma bolsa que ganhou para a Universidade de Verão. No arranque da semana, a estudante de Mogadouro defende que "é uma experiência nova que só nos enriquece inteletualmente". Para o Ensino Superior, revela estar inclinada para as Relações Internacionais, mas foi para a área do saber das Letras que embarcou na UV'22 como participante pois acredita que é com conhecimento que pode vir a decisão sobre os próximos passos: "Nunca se sabe o que o futuro reserva".

António Sousa vem de Fafe ao abrigo do protocolo com a câmara municipal. "É uma experiência diferente e excepcional que qualquer aluno do ensino secundário deveria poder ter. Com esta visão da Universidade e dos cursos ficamos a conhecer melhor e com uma noção do que virá a seguir", garante o estudante que vai participar na UV na área do saber de Medicina.

Eis o que pode fazer:

Sem qualquer dúvida de que o futuro passa pela Universidade de Coimbra, Leonor Alves, que está a participar na UV'22 na área do saber de Farmácia, vem do Entroncamento. A estudante acredita que "é uma forma de experimentar o curso e, ao mesmo tempo, experimentar Coimbra". "Sempre gostei da cidade e a Universidade de Verão vai dar-me a experiência de viver cá", sublinha Leonor Alves.

Já João Gonçalves, que viu a possibilidade de participar enquanto melhor aluno do 11.º ano da sua escola, vê a UV'22 como "uma oportunidade gratificante". Oriundo de Oliveira de Frades, está inscrito na área do saber de Ciências da Vida, e "está expectante por tudo. Tudo é novo, dos workshops à serenata. Tudo é um novo mundo para descobrir", garante.

Eis o que pode fazer:

Depois de uma interrupção, devido à pandemia, a UV está de volta. "É uma alegria poder ver-vos ao vivo", defende o Reitor da UC, Amílcar Falcão. "Durante estes dias, vão poder estar em locais de investigação de vanguarda nas várias áreas do saber, em todas as nossas faculdades", referiu o responsável. Amílcar Falcão espera que os participantes "gostem do que vão experienciar esta semana". "Façam os vossos contactos, as vossas críticas. Sintam que valeu a pena vir, e depois voltem", acrescentou.

De acordo com a Vice-Reitora para os Assuntos Académicos e Atratividade de estudantes pré-graduados, Cristina Albuquerque, "a UV é uma oportunidade para conhecer a Universidade por dentro, nos laboratórios às Unidades Orgânicas". "Aproveitem para interagir e aprender", aconselhou a responsável que lembrou ainda, durante a sessão de abertura, que as diversas atividades propostas pretendem "impulsionar, estimular e comunicar" para que "a memória do que aqui passaram e viveram vos traga sempre de volta à UC".

Também o presidente da Direção-geral da Associação Académica de Coimbra (AAC), João Caseiro, lembrou que a semana que agora começa vai ser recheada de "desafios que vão marcar e ajudar a codificar o que pode ser o futuro". O dirigente estudantil sublinhou que a cada dia se aprende "que Coimbra é muito mais do que quando aqui chegamos".

Com a participação de 50 monitores, selecionados pela Associação Académica de Coimbra, para apoiar os estudantes distribuídos pelas 23 áreas do saber, a UV'2022 acontece de 24 a 29 de julho.

Saiba tudo sobre a Universidade de Coimbra 2022 em https://www.uc.pt/uv/