Universidade de Verão arranca no domingo com novas atividades ligadas à sustentabilidade e à investigação

A iniciativa vai proporcionar aos participantes a possibilidade de conhecer o ensino, a investigação, a tradição, o desporto e a cultura da Universidade de Coimbra.

CR
Catarina Ribeiro
21 julho, 2022≈ 4 mins de leitura

© UC

No ano em que se registaram 1 214 candidaturas de estudantes do ensino secundário à Universidade de Verão, são 425 os participantes que vão marcar presença na Universidade de Coimbra (UC) durante uma semana, entre 24 e 29 de julho, para viver a experiência de estudar na UC. Com a participação nesta iniciativa, os estudantes vão poder descobrir várias áreas do saber, assim como vão ter a oportunidade de pensar e atuar em temáticas estruturantes, como a sustentabilidade ou o voluntariado.

«A Universidade de Verão é uma iniciativa de extrema importância para mostrar o que de melhor a UC tem para oferecer nas suas mais diversas valências, como o ensino, a investigação ou a cultura», destaca o Reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão. «Mais do que poderem conhecer a oferta letiva da UC e escolher o seu curso, os participantes vão viver uma experiência única: a de sentir a UC», acrescenta Amílcar Falcão.

Nas palavras do Presidente da Direção-Geral da Associação Académica de Coimbra, João Pedro Caseiro, «a Universidade de Verão proporciona uma semana ímpar, onde os participantes têm a oportunidade de vivenciar o que é ser estudante de Coimbra, conhecer a Universidade de Coimbra e de se aproximarem da mais antiga e prestigiada Associação Académica do país – a Associação Académica de Coimbra».

Dirigida ao público pré-universitário, a iniciativa vai proporcionar aos participantes a possibilidade de conhecer o ensino, a investigação, a tradição, o desporto e a cultura da Universidade de Coimbra. Do programa da edição de 2022, fazem parte diversas atividades, desde logo as ações de formação nas 23 áreas do saber, que potenciam o contacto direto com várias disciplinas, como também com professores, investigadores e atuais estudantes da UC.

Integram ainda a programação deste ano da Universidade de Verão três novas atividades. Os participantes vão ter a possibilidade de frequentar workshops de capacitação em soft skills (como escrita criativa, gestão de tempo ou design thinking), que são muito relevantes para o contexto do ensino superior, como também profissional.

Outra das novidades é a realização do Congresso Júnior, que vai simular um congresso científico para que os participantes possam dar uso ao conhecimento adquirido nas sessões das áreas do saber, através da apresentação de resultados de uma investigação, sempre com o acompanhamento de docentes e investigadores da UC.

A terceira novidade é a forte ligação à temática da sustentabilidade. Neste âmbito, os estudantes apenas vão circular pela cidade em transportes públicos, vão ter acesso a um workshop sobre economia circular, e vão também participar numa atividade de plogging, que combina atividade física com a recolha de lixo durante um determinado trajeto.

A sessão de abertura da Universidade de Verão vai decorrer no próximo domingo, dia 24 de julho, pelas 19h00, no Auditório da Reitoria da UC. A receção vai contar com a presença do Reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão, da Vice-Reitora da UC para os Assuntos Académicos e Atratividade de estudantes pré-graduados, Cristina Albuquerque, e do Presidente da Direção-Geral da Associação Académica de Coimbra, João Pedro Caseiro.

A edição de 2022 da Universidade de Verão conta com o apoio do Plano de Recuperação e Resiliência e do Santander Universidades.