Universidade de Coimbra participa na World Health Summit, uma cimeira dedicada à Saúde Global

22 outubro, 2020≈ 3 mins de leitura

O consórcio Coimbra Health – constituído pela Universidade de Coimbra e pelo Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), vai participar na 12º edição da World Health Summit (WHS), o fórum mundial organizado pela M8 Alliance dedicado à Saúde Global.

Num ano de pandemia de COVID-19, a cimeira reveste-se de particular relevo internacional pois dá palco à cooperação entre diversos países, com destaque para a academia, sociedade civil e decisores políticos, permitindo formular recomendações no combate à pandemia mais focadas nas pessoas e sustentada por fortes evidências científicas.

A cimeira vai contar com a presença da Ministra da Saúde Marta Temido, na sessão “Strengthening the Role of the European Union in Global Health”, a par com os homólogos alemão e esloveno, Jens Spahn e Tomaž Gantar, no âmbito do trio de presidências da União Europeia, em que Portugal irá tomará posse em janeiro de 2021, e que trará um forte foco nas questões da Saúde Global.

Da Universidade de Coimbra vai participar Clara Cruz Santos, da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, como oradora no workshop “Overcoming Cultural Barriers through Respect and Dialogue”, uma iniciativa que pretende quebrar barreiras ao diálogo entre diferentes sectores, disciplinas e culturas para alcançar as metas dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 das Nações Unidas.

A WHS decorre de 25 a 27 de outubro em formato totalmente digital e gratuito. O programa e o link das sessões está disponível em worldhealthsummit.org.