Universidade de Coimbra organiza 22.ª edição da Conferência Internacional em ciências Fotoacústicas e Fototérmicas

A sessão de abertura do congresso terá lugar no Auditório da Reitoria da Universidade de Coimbra, entre as 8h30 e as 9h00, do dia 8 de julho.

SF
Sara Machado - FCTUC
03 julho, 2024≈ 3 mins de leitura

O Departamento de Química (DQ) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) está a organizar a 22.ª edição da Conferência Internacional em ciências Fotoacústicas e Fototérmicas, que se realiza de 8 a 12 de julho, em Coimbra.

A sessão de abertura deste congresso terá lugar no Auditório da Reitoria da Universidade de Coimbra, entre as 8h30 e as 9h00, do dia 8 de julho.

Durante a conferência serão apresentados os mais recentes avanços em tecnologia fotoacústica e fototérmica fundamental e aplicada, reunindo investigadores e profissionais com interesse em física de lasers, termo física, bio e nanofotónica, ciência dos materiais, imagem, tratamentos médicos baseados em laser, teranóstica, química analítica e química-física, análise térmica e testes não destrutivos, entre outros.

Ainda antes da conferência, amanhã e sexta-feira, dias 4 e 5 de julho, será realizada uma Escola Avançada para alunos graduados incidindo nos aspetos teóricos e práticos experimentais de Calorimetria e Tomografia Fotoacústica, lente térmica e ultrassom gerado por laser.

Recentemente, a investigação em ciências Fotoacústicas e Fototérmicas tem impulsionado o desenvolvimento de inovadoras ferramentas de diagnóstico com imagem de alta resolução e aplicação clínica, instrumentação de monitorização ambiental e de saúde pública, ou novas metodologias não destrutivas de investigação de materiais.