Universidade de Coimbra lança campanha de Infeções Sexualmente Transmissíveis com rastreio gratuito

Campanha de promoção do programa de rastreio gratuito Proteção + está a decorrer desde 10 de maio em diversos espaços publicitários nos distritos de Coimbra, Aveiro e Leiria e nas plataformas digitais e redes sociais da UC.

23 maio, 2024≈ 4 mins de leitura

“Nem sempre a noite é boa conselheira, nós somos”. Durante a Queima das Fitas o alerta está espalhado em Coimbra e noutras cidades da região centro em cartazes e mupis.

A campanha de prevenção e diagnóstico das IST é uma iniciativa da Universidade de Coimbra em parceria com a Câmara Municipal de Coimbra, a Associação Académica de Coimbra e a organização da Queima das Fitas, com o apoio da MOP e da JCDecaux. A campanha está em diversos espaços publicitários – mais de 40 mupis – nos distritos de Coimbra, Aveiro e Leiria, assim como nas plataformas digitais, como as redes sociais da Universidade de Coimbra.

“A Universidade de Coimbra considerou que os momentos de festividades académicas são propícios à divulgação deste tipo de informação. Pretendemos assim, através desta ação de saúde, ter um papel preventivo, chamando a atenção dos estudantes para a importância da prevenção das Infeções Sexualmente Transmissíveis” – afirma o reitor Amílcar Falcão.

O programa de rastreio – Proteção + – focado na deteção de Infeções Sexualmente Transmissíveis (IST) é gratuito apenas para a comunidade universitária e inclui a testagem de VIH, hepatites B, C e A, Sífilis, Gonorreia, Clamídia, Tricomoníase e Mycoplasma genitalium.

O programa já testou mais de 350 alunos desde novembro do ano passado. Após a testagem, o resultado é comunicado aos estudantes, que podem depois ser acompanhados pelos Serviços de Saúde da Universidade de Coimbra. Após o tratamento, os estudantes voltam a ser testados.

O rastreio de IST é realizado pelo LACUC (Laboratório de Análises Clínicas da Universidade de Coimbra), que integra a Rede European Test Finder (https://www.testfinder.info/), o qual junta 772 laboratórios de 44 países dedicados à testagem de IST.

Criada para promover a sensibilização para os benefícios do teste precoce da hepatite e do VIH, a European Test Finder promove todos os anos semanas do teste, em maio e outubro, tendo em vista aumentar a sensibilização e a deteção de doenças.

A maior parte destas infeções, após o diagnóstico, pode ser tratada de forma simples e eficaz, permitindo evitar complicações que podem ter consequências como a infertilidade. Por outro lado, a deteção precoce destas infeções permite quebrar as cadeias de transmissão e prevenir novos casos.

“O objetivo deste programa, além de apoiar a saúde dos estudantes da Universidade de Coimbra, é, também, fornecer dados sobre a epidemiologia destas infeções no nosso país, no sentido de auxiliar as tomadas de decisão pelas entidades competentes do setor” afirma Ana Matos, responsável pelo programa Proteção +.