Universidade de Coimbra é finalista dos International Green Gown Awards 2024

A UC está indicada na categoria Benefitting Society, pelo trabalho desenvolvido no acolhimento e integração de estudantes refugiados.

13 junho, 2024≈ 3 mins de leitura

A Universidade de Coimbra (UC) é finalista na 10.ª edição dos International Green Gown Awards 2024, na categoria Benefitting Society, pelo trabalho desenvolvido no acolhimento e integração de estudantes refugiados.

Os International Green Gown Awards premeiam iniciativas na área da sustentabilidade. O mérito é avaliado por um conjunto de jurados internacionais, que analisam a forma como as instituições desenvolvem iniciativas inovadoras e de envolvimento da comunidade. É também tido em conta a proatividade, a inovação e o cariz social dos projetos, cujos impactos positivos possam reverter para o desenvolvimento da sociedade.

Além de suportar e gerir os custos académicos através do Fundo de Apoio aos Refugiados, criado e financiado através de receitas próprias, a UC promove o acolhimento e integração destes jovens, mobilizando as diversas vertentes – académica, social, cultural – das suas estruturas de apoio, dispondo de uma sala de oração e de culto religioso. A ajuda aos refugiados na UC é o resultado de um esforço coletivo de várias estruturas da Universidade, do envolvimento da comunidade académica e de parcerias com entidades externas.

A UC contribui para reforçar não só as medidas e apoios europeus, mas também as políticas nacionais. O principal objetivo é estabelecer uma ponte entre locais e migrantes, facilitar a compreensão mútua e promover a tolerância e a coexistência pacífica. Atualmente, a Universidade de Coimbra acolhe mais de 70 estudantes em situação de emergência por razões humanitárias, de 15 nacionalidades diferentes.

Os International Green Gown Awards são apoiados pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente. Os prémios têm como missão reconhecer iniciativas excecionais de sustentabilidade levadas a cabo pelas instituições de ensino superior de todo o mundo, que vão ao encontro dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. São finalistas da primeira fase 95 projetos de 61 instituições, abrangendo 28 países em 8 categorias. Os resultados são conhecidos em outubro de 2024. Conheça aqui todos os projetos finalistas.