Universidade de Coimbra e Câmara Municipal promovem valorização de património documental sobre arquitetura e urbanismo

A cooperação vai permitir, entre outros, a criação de um Centro de Informação e de Investigação de Arquitetura de Coimbra, através do qual a Universidade e a Câmara vão poder identificar, tratar, disponibilizar e difundir, por vários meios, conteúdos informacionais.

K(
Karine Paniza e Marta Costa (vídeo)
18 junho, 2024≈ 3 mins de leitura

© UC | DCOM

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra e a Universidade de Coimbra (UC) celebraram a 18 de junho um protocolo de cooperação entre o Arquivo Municipal de Coimbra (AMC) e o Departamento de Arquitetura (DArq) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UC. O objetivo é a preservação da memória e a produção de conhecimento nos domínios da arquitetura e do urbanismo da cidade e da região de Coimbra. O contrato interadministrativo foi assinado pelo Reitor da UC, Amílcar Falcão, e pelo presidente da Câmara, José Manuel Silva, e numa cerimónia que decorreu no Colégio das Artes.

A cooperação entre o AMC e o DArq tem como objetivo, entre outros definidos previamente pelas duas entidades, reunir as condições para a criação de um Centro de Informação e de Investigação de Arquitetura de Coimbra (CIIAC). Através do CIIAC, Universidade e Câmara vão poder identificar, tratar, disponibilizar e difundir, por vários meios, conteúdos informacionais. O centro vai ter ainda como função dinamizar a promoção dos trabalhos de arquitetura e de urbanismo que marcaram a região Centro até à atualidade, na perspetiva de dar origem a uma nova centralidade no País.

Esta cooperação entre a AMC e o DArq vai ainda permitir a partilha de informação entre as instituições, possibilitando, por exemplo, que alunos e investigadores da UC tenham acesso a documentos técnicos da Câmara Municipal, enquanto informação de apoio para a criação de conhecimento. O AMC vai poder, também, assegurar o tratamento arquivístico e a difusão digital de acervos documentais cedidos ao DArq, relativos a alguns dos mais prestigiados arquitetos e urbanistas, tais como Étienne de Gröer, Vasco Cunha e Carlos de Almeida, cujo trabalho tem grande impacto na cidade e na região, extensível ao território nacional.

A parceria entre a UC e a CMC prevê também a implementação de uma política partilhada para a recolha de novos acervos documentais, promovendo uma difusão à escala internacional. Espera-se ainda a apresentação de candidaturas conjuntas a programas nacionais ou europeus de financiamento para projetos de difusão assim como a coorganização de atividades de relevante interesse cultural, artístico e científico, como exposições, conferências ou produção de publicações sobre o universo da arquitetura e do urbanismo, essencialmente, da região do Centro.

“Acredito que será uma parceria frutuosa tanto para o nosso Departamento de Arquitetura como para o Arquivo Municipal, contribuindo para o bem comum, promovendo a reflexão sobre o passado, presente e futuro da arquitetura e do urbanismo da cidade e da região”, refere o Reitor da UC, Amílcar Falcão.

De acordo com o presidente da CMC, José Manuel Silva, “associar, mais uma vez, o Município de Coimbra e a Universidade de Coimbra e poder trabalhar em conjunto é um estimulante desafio e uma relevante oportunidade que vai, certamente, contribuir para a preservação da memória da arquitetura e do urbanismo da cidade e da região”.