Universidade de Coimbra assinala 20 anos da atribuição do Nobel a Saramago

O evento, que se realiza de 8 a 10 de outubro, é organizado pelo Centro de Literatura Portuguesa da UC e pela Câmara Municipal de Coimbra. A primeira fase de inscrições termina a 15 de abril.

05 abril, 2018≈ 3 mins de leitura

© DR

De 8 a 10 de outubro, Coimbra recorda a atribuição do Prémio Nobel da Literatura a José Saramago, com o congresso internacional “José Saramago: 20 anos com o Prémio Nobel”.

A ter lugar no Convento S. Francisco, o evento é organizado pelo Centro de Literatura Portuguesa da Universidade de Coimbra (CLP) e pela Câmara Municipal de Coimbra. A primeira fase de inscrições decorre até 15 de abril e a segunda termina a 31 de julho, aceitando-se propostas de comunicações até essa data.

Segundo Carlos Reis, coordenador do CLP e membro da comissão executiva, este congresso pretende constituir uma oportunidade para reler a obra de Saramago e para discutir vários temas, como as representações da História em José Saramago, as suas personagens e alegorias, a obra poética, dramática e jornalística do autor, bem como as adaptações da sua obra a outros formatos, as polémicas em torno do autor e a sua fortuna crítica. Além disso, os estudantes do ensino secundário de todo o país são também convidados a dar o seu testemunho sobre a obra de José Saramago, através da instituição de um concurso de ensaios literários, a decorrer até 30 de junho.

Esta iniciativa conta com o apoio da Faculdade de Letras e da Reitoria da UC, bem como da Fundação José Saramago e da Porto Editora.

Mais informações sobre o evento aqui.

CARTAZ SARAMAGO

Faculdade de Letras da UC