Universidade de Coimbra acolhe arranque oficial das Comemorações do V Centenário do Nascimento de Luís de Camões

Programa comemorativo a 10 de junho inclui o espetáculo gratuito “Eram tudo memórias de alegria”, com a atuação da cantora Teresa Salgueiro e de outros artistas, no Pátio das Escolas.

RS
Rui Marques Simões
29 maio, 2024≈ 5 mins de leitura

A 10 de junho, a Universidade de Coimbra (UC) vai ser o palco do arranque oficial das Comemorações do V Centenário do Nascimento de Luís de Camões. O programa comemorativo, a partir das 17h00, inclui três iniciativas: a inauguração da exposição camoniana “Camões. Letras impressas (1572-2024)”, na Biblioteca Joanina da UC, uma cerimónia académica dedicada ao poeta, na Sala Grande dos Atos (Sala dos Capelos), e o espetáculo “Eram tudo memórias de alegria” (com a atuação da cantora Teresa Salgueiro, entre outros artistas), no Pátio das Escolas.

As três ações – promovidas pela Universidade de Coimbra e pela Câmara Municipal de Coimbra, em parceria com o Comissariado para as Comemorações do V Centenário do Nascimento de Luís de Camões, presidido pela Professora Catedrática da Faculdade de Letras da UC, Rita Marnoto – integram o programa oficial comemorativo do 10 de junho, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, contando com a presença e o Alto Patrocínio do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Estas iniciativas pretendem realçar os fortes vínculos entre a figura de Luís de Camões e a cidade de Coimbra. Tidas como lugar de formação e de itinerário existencial do poeta, a cidade – e a sua Universidade – desempenharam um papel determinante na disseminação da língua e da cultura portuguesas (incluindo a obra de Camões) por todo o espaço lusófono.

Pelas 17h00, o Presidente da República vai inaugurar a exposição “Camões. Letras impressas (1572-2024)”, promovida pela Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra (BGUC), com curadoria de José Augusto Bernardes, Professor Catedrático da Faculdade de Letras da UC e antigo Diretor da BGUC. A exposição é constituída por obras escolhidas, que se guardam na Universidade de Coimbra, fazendo parte de um dos mais importantes acervos camonianos existentes no país.

A partir das 18h00, na Sala Grande dos Atos (Sala dos Capelos), decorre a cerimónia académica, que vai contar com as intervenções do Reitor da UC, Amílcar Falcão, da Comissária para o V Centenário do Nascimento de Luís de Camões, Rita Marnoto, do Presidente da Câmara Municipal de Coimbra, José Manuel Silva, e do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Depois destas duas iniciativas (ambas de acesso reservado, mas abertas aos órgãos de comunicação social - podendo ainda ser seguidas através do grande ecrã instalado no Pátio das Escolas), realiza-se pelas 21h30, no Pátio das Escolas, o concerto “Eram tudo memórias de alegria”, aberto ao público em geral (com lugar para duas mil pessoas sentadas).

O concerto é inspirado num verso de Camões — “Eram tudo memórias de alegria” (Os Lusíadas, III, 119) — que servirá de mote agregador a todo o evento performativo. Estão previstas as atuações do Bando de Surunyo (num breve momento de cancioneiro quinhentista), da cantora Teresa Salgueiro, do Quórum ballet, do grupo Inquietação da Secção de Fados da Associação Académica de Coimbra e do Coro dos Antigos Orfeonistas da Universidade de Coimbra (todos com interpretações inspiradas na poesia camoniana, que nos dois últimos casos se funde com a canção coimbrã). A ligação entre as performances será feita pela recitação de versos de Camões, pelo ator Diogo Dória.

Os bilhetes para o espetáculo, com entrada gratuita, podem ser levantados a partir de dia 3 de junho nas bilheteiras da Loja do Turismo da UC (no Colégio de Jesus) e do Convento São Francisco.

A Loja do Turismo da UC funciona todos os dias das 9h00 às 18h00. A bilheteira do Convento São Francisco está aberta diariamente, das 15h00 às 20h00, e é ainda possível contactar o Convento através do telefone 239 857 191 ou do e-mail bilheteira@coimbraconvento.pt.