Universidade de Coimbra acolhe a 10.ª edição do Congresso Intercontinental de Direito Civil

Evento reunirá algumas das maiores referências do Direito Civil de vários países e insere-se nas comemorações do bicentenário da independência do Brasil.

15 novembro, 2022≈ 4 mins de leitura

© UC | Marta Costa

Nos próximos dias 17 e 18 de novembro, o Auditório da Reitoria da Universidade de Coimbra (UC), recebe o 10.º Congresso Intercontinental de Direito Civil, uma das maiores referências em eventos do ramo jurídico do mundo que se irá realizar em formato híbrido (presencial e online).

No ano em que se comemora o bicentenário da independência do Brasil, o evento tem como tema principal "Os grandes temas do Direito Privado no primeiro quartel do Século XXI". Na sessão de abertura, com início às 09h00 do dia 17 de novembro, intervirão João Nuno Calvão da Silva (Vice-Reitor para as Relações Externas e Alumni da UC), José Manuel Silva (Presidente da Câmara Municipal de Coimbra), Pedro Costa Gonçalves (Presidente do Instituto Jurídico da Comunicação da Faculdade de Direito da UC e Membro do Conselho Geral da UC), Rui de Figueiredo Marcos (Diretor da Academia Sino-Lusófona da UC), Jónatas Machado (Diretor da Faculdade de Direito da UC), Allan Christyan Sousa de Almeida (Diretor do Grupo Notorium), Roger Silva Aguiar (Presidente da Academia Brasileira de Direito Civil), Raimundo Carreiro Silva (Embaixador do Brasil em Portugal) e o Reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão.

No âmbito da iniciativa vai decorrer um jantar de abertura reservado, no dia 16 de novembro, com a presença do Embaixador do Brasil em Portugal, Raimundo Carreiro Silva. O Embaixador proferirá uma conferência sobre “As Relações Brasil – Portugal”.

O evento também contará com nomes como Silvio de Salvo Venosa, Cláudia Lima Marques, Bruno Miragem, Thiago Vilela Junqueira, bem como Esther Torrelles Torrea e José António Martin Perez (professores da Faculdade de Direito da Universidade de Salamanca, Espanha) e Kelve Nobre de Carvalho (Procurador-Geral da República de São Tomé e Príncipe), entre outros.

O congresso é coorganizado pela Academia Sino-Lusófona da Universidade de Coimbra, o Instituto Jurídico da Comunicação da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, a Academia Brasileira de Direito Civil e o Grupo Notorium. Coordenado pelos professores Ricardo César Pereira Lira, Roger Silva Aguiar (Presidentes da Academia Brasileira de Direito Civil), Pedro Costa Gonçalves (Presidente do Instituto Jurídico da Comunicação da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra), João Nuno Calvão da Silva (Vice-Reitor da Universidade de Coimbra para as Relações Externas e Alumni) e Allan Christyan Sousa de Almeida (Diretor do Grupo Notorium), o congresso apresenta também palestras e mesas de debates entre os participantes.

Toda a programação e modalidades de inscrição estão disponíveis em https://congressointercontinental.com.br/.