UC promove na próxima sexta-feira mostra de ciência para desvendar os segredos da investigação em saúde

A iniciativa “À Noite no ICNAS: Segredos da Ciência e da Saúde” é gratuita e dirigida a todas as idades, tendo o programa quatro atividades: jogo escape room, visitas ao ciclotrão, experiências de realidade virtual e neurofeedback, e debate sobre saúde mental.

CR
Catarina Ribeiro
16 julho, 2024≈ 4 mins de leitura

As atividades vão decorrer até à meia-noite.

© DR

Na próxima sexta-feira, dia 19 de julho, entre as 18h e as 24h, o Instituto de Ciências Nucleares Aplicadas à Saúde (ICNAS) e o Centro de Imagem Biomédica e Investigação Translacional (CIBIT) da Universidade de Coimbra (UC) vão abrir as portas à comunidade para a primeira edição do evento “À Noite no ICNAS: Segredos da Ciência e da Saúde”.

Esta iniciativa é gratuita e dirigida a todas as idades, tendo o programa quatro atividades: jogo escape room, visitas ao ciclotrão, experiências de realidade virtual e neurofeedback, e debate sobre saúde mental. Pretende promover a investigação que é feita na UC, aproximando-a da sociedade, e, em simultâneo, desmistificar a investigação, em particular na área da saúde, através de atividades e conversas informais que simplificam conceitos e métodos científicos. É também uma oportunidade para visitar infraestruturas da UC, como os ciclotrões, equipamentos de ponta que permitem a produção de radiofármacos usados no diagnóstico em oncologia, cardiologia e neurociências.

O jogo escape room vai juntar equipas com até cinco pessoas na resolução de enigmas científicos relacionados com a investigação na área da saúde. As inscrições para participação devem ser feitas previamente aqui. A atividade vai decorrer em vários turnos, até à meia noite.

As visitas ao ciclotrão, com a duração de 30 minutos, vão decorrer entre as 18h e as 21h, sendo necessária também inscrição prévia aqui. Vão proporcionar a oportunidade única de conhecer de perto um acelerador de partículas. Neste equipamento são produzidos radiofármacos pioneiros a nível mundial – como é o caso do GalliUC, produzido a partir do Gálio-68 do ciclotrão através de um processo patenteado pela UC.

Já as experiências de realidade virtual e neurofeedback decorrem entre as 18h e as 24h e vão trazer a possibilidade de interagir com tecnologia de ponta para perceber como é que o cérebro funciona.

Pelas 21h, vai ter início o debate "Os Desafios da Saúde Mental nos Jovens”, que vai contar com a participação da jornalista do Expresso, Helena Bento (coautora do podcast “Que voz é esta?”, sobre saúde mental); da psicóloga clínica da Unidade Local de Saúde de Coimbra (ULS Coimbra), Fernanda Duarte; da psiquiatra da ULS Coimbra e da Consulta de Psiquiatria do Jovem Universitário e investigadora do CIBIT, Sofia Morais; e do estudante da Faculdade de Medicina da UC e presidente do Núcleo de Estudantes de Medicina da Asssociação Académica de Coimbra, António Costa.

O evento “À Noite no ICNAS: Segredos da Ciência e da Saúde” é dinamizado com o apoio da Dana Foundation e da Federação das Sociedades Europeias de Neurociências (FENS).

Mais informações sobre o programa e as inscrições nas atividades estão disponíveis em www.uc.pt/icnas/eventos/a-noite-no-icnas/.