UC organiza jantar para celebrar o 12.º aniversário do Fundo Solidário NEXT

As inscrições no jantar solidário estão abertas até ao dia 1 de maio.

CR
Catarina Ribeiro
MC
Marta Costa
27 abril, 2022≈ 3 mins de leitura

© UC | Marta Costa

No dia 3 de maio (terça-feira), a partir das 20h00, a Cantina do Polo II da Universidade de Coimbra (UC) vai receber o jantar que celebra o 12.º aniversário do Fundo Solidário NEXT (FSNEXT).

O jantar solidário vai ser organizado pela UC, parceira do FSNEXT, e servido pelos Serviços de Ação Social da Universidade de Coimbra. A iniciativa pretende assinalar mais um aniversário do Fundo que apoia estudantes do ensino superior de Coimbra e, em simultâneo, recolher receitas que permitam a continuidade desta rede de apoio.

A participação nesta iniciativa solidária pode ser feita de três formas: através da participação no jantar que vai ser servido cantina; através da oferta de um jantar a um estudante que beneficie do apoio do Fundo; ou através de um donativo. A inscrição normal no jantar tem o custo de 20 euros e de 12 euros para estudantes e pessoas desempregadas. A oferta de um jantar tem também o custo de 12 euros. No caso do donativo, não há limite mínimo ou máximo.

Para o Provedor do Estudante da Universidade de Coimbra, Paulo Peixoto, esta atividade é muito importante para “desenvolver uma solidariedade que é absolutamente necessária para os estudantes” e torna possível o apoio transversal que tem vindo a ser prestado, como “apoios sociais, apoios com refeições, apoios de alojamento e de pagamento de propinas”.

Depois da paragem motivada pela pandemia, o jantar que assinala o aniversário do Fundo Solidário NEXT regressa para juntar presencialmente a comunidade. Sobre as expectativas relativamente à retoma deste hábito, o Provedor do Estudante da UC espera que esta iniciativa solidária junte “não só docentes, estudantes e corpo técnico, mas também a comunidade da cidade”.

Criado em 2010, o Fundo Solidário NEXT é um projeto social do Instituto Universitário Justiça e Paz que, com o envolvimento e o apoio da comunidade, presta apoio a estudantes do ensino superior em Coimbra, combatendo a pobreza e a exclusão social, assim como o abandono e insucesso escolares. O projeto é coordenado pelo Instituto Universitário Justiça e Paz e conta com o apoio das instituições de ensino superior da cidade e de outras entidades.

As inscrições estão abertas até ao próximo domingo, dia 1 de maio, e podem ser feitas em www.bit.ly/JantarFSN12Anos .

Eis o que pode fazer:

Este jantar decorre também no âmbito das Comemorações dos 50 Anos do Instituto Universitário Justiça e Paz, agendadas até novembro de 2022.

No dia 1 de maio, a Universidade de Coimbra promove uma caminhada solidária dirigida à comunidade UC e familiares. As inscrições na iniciativa revertem também para o Fundo Solidário NEXT.