UC integra projeto financiado com mais de 1 milhão de euros para capacitação em inovação e empreendedorismo de instituições de ensino superior

22 julho, 2022≈ 3 mins de leitura

© UC | Marta Costa

O projeto “HIVE - HEI Innovation for Knowledge Intensive Entrepreneurship”, coordenado pela Universidade da Letónia e integrado pela Universidade de Coimbra (UC), conquistou um financiamento do European Institute of Innovation & Technology (EIT) de 1 199 998 euros para potenciar a inovação e a capacidade empreendedora de instituições de ensino superior, contribuindo para o seu crescimento económico sustentável e para a sua competitividade.

O consórcio junta nove parceiros que atuam nas áreas da educação, investigação e negócios. Conta com a participação de sete instituições de ensino superior (Universidade da Letónia; Universidade de Coimbra; Universidade Checa de Ciências da Vida de Praga; Universidade de Riga Stradiņš, Letónia; Universidade Ted, Turquia; Universidade de Ciências Aplicadas Wiener Neustadt, Áustria; Essec Business School, França) e de dois parceiros das áreas de negócios e formação (Câmara de Comércio e Indústria da Bulgária e Coursera).

O Vice-Reitor da Universidade de Coimbra para a Inovação e o Empreendedorismo, Luís Simões da Silva, adianta que a participação neste consórcio vai permitir à UC “ir ainda mais longe na temática do empreendedorismo, apostando não só na capacitação dos seus estudantes, mas também do corpo técnico, docentes e investigadores, contribuindo para o fomento de um ecossistema empreendedor que atravessa gerações. Além disso, através dos parceiros do projeto, serão criadas sinergias e partilhas que se espera que contribuam para alterações na forma como o empreendedorismo é visto e vivido nas instituições de ensino superior”.

O projeto é financiado no âmbito da iniciativa HEI - Innovation Capacity Building for Higher Education. Este financiamento é promovido pelo Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia com o intuito de apoiar instituições de ensino superior na área da inovação, através de conhecimentos especializados e coaching, do acesso ao ecossistema de inovação do EIT e a financiamentos, estimulando o desenvolvimento de planos de ação e inovação que respondam às necessidades das instituições.