UC e TMG Automotive celebram acordo de partilha de resultados de investigação

Parceria visa o desenvolvimento de novos revestimentos automóveis, mais verdes e sustentáveis, à base de PVC, e com baixas emissões de compostos orgânicos voláteis (considerados responsáveis por alguns dos odores indesejáveis nos veículos).

05 janeiro, 2024≈ 3 mins de leitura

A Universidade de Coimbra (UC) e a TMG - Tecidos Plastificados e outros Revestimentos para Indústria Automóvel, S. A. (TMG Automotive), assinaram, esta sexta-feira (5 de janeiro) um Acordo de Partilha de Resultados, relativo a um projeto de investigação realizado em colaboração entre o Departamento de Engenharia Química da Faculdade de Ciência e Tecnologia da UC (DEQ-FCTUC) e a TMG Automotive.

Este acordo surge na sequência de financiamento atribuído pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (no âmbito do programa COMPETE 2020 do Portugal 2020, através do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico - I&D Empresarial - Projetos Copromoção) ao projeto “DeVOC – Novos produtos plastificados funcionais, mais verdes e sustentáveis, à base de PVC, e com baixas emissões de compostos orgânicos voláteis (VOCs)”, liderado pela TMG Automotive.

Os resultados alcançados pretendem responder à necessidade de obtenção de processos inovadores mais sustentáveis para a redução da emissão de certos VOCs, considerados pela indústria e pelos consumidores como sendo os principais responsáveis por alguns dos odores indesejáveis nos veículos automóveis.

A assinatura de mais um Acordo de Partilha vem confirmar e fortalecer a parceria estratégica entre a TMG Automotive e a Universidade de Coimbra, contribuindo para o desígnio da transferência e partilha de conhecimento com o tecido empresarial, visando o reconhecimento comum das partes quer a nível nacional e internacional.

A cerimónia de assinatura do protocolo de parceria, realizada na Sala do Senado da Reitoria da UC contou com as intervenções do Reitor da UC, Amílcar Falcão, do investigador responsável pelo desenvolvimento do projeto, Hermínio Sousa (professor e investigador do DEQ-FCTUC), do Coordenador da UC Business, Luís Saraiva Silva, e da Administradora da TMG Automotive, Isabel Furtado.

“Há mais de dez anos que a TMG Automotive iniciou uma colaboração magnífica com o Departamento de Engenharia Química da FCTUC, um parceiro de excelência, estratégico para o desenvolvimento de materiais de PVC. Esta parceria é um excelente exemplo de oportunidade de crescimento e sucesso. Mas não vamos ficar por aqui”, declarou, na sessão, a Administradora da TMG Automotive, Isabel Furtado.

“Esta é uma ligação longa, com confiança entre as partes, e eu espero que que continue a dar frutos. Que este protocolo seja mais um passo nesse sentido”, concluiu o Reitor da UC, Amílcar Falcão.