UC cumpre acordo com meio século e entrega espaços à Diocese

26 fevereiro, 2019≈ 2 mins de leitura

© DR

Mais de meio século depois, a Universidade de Coimbra (UC) completou uma permuta de espaços do Colégio de Jesus, feita entre o Estado e a Diocese de Coimbra, em 1963. A devolução das últimas frações à Diocese foi oficializada pelo Reitor da UC, João Gabriel Silva, em visita ao Bispo de Coimbra, Virgílio Antunes.

Em causa está um acordo, datado de 20 de maio de 1963, que fixava a cedência ao Estado de várias frações do rés-do-chão e primeiro andar do claustro da ala nascente do Colégio de Jesus (junto à Sé Nova e ao Largo Marquês de Pombal) em troca da entrega à Diocese de outras dependências na cave e primeiro andar da ala poente desse edifício (adjacente à Sé Nova, do lado do Museu Nacional Machado de Castro).

Enquanto a Diocese há já muito cedera todas as frações, faltava a UC entregar os espaços restantes do primeiro andar da ala poente – que continuara a ocupar. Quase 56 anos depois, fica oficializado o cumprimento total do Ato de Entrega de 20 de maio de 1963. “A Universidade de Coimbra, enquanto instituição centenária, só pode manter a sua credibilidade se for conhecida por cumprir integralmente todos os seus compromissos. É com manifesta satisfação que completamos o que faltava cumprir desse acordo”, afirmou o Reitor da UC, João Gabriel Silva.

Rui Marques Simões