UC apresenta projeto "Living the Future Academy" financiado com 16,5 milhões de euros no âmbito do PRR

A sessão vai ter transmissão em direto em uc.pt/emdireto.

RS
Rui Marques Simões
08 abril, 2022≈ 4 mins de leitura

É um projeto – sob liderança da Universidade de Coimbra – com uma perspetiva transformadora, focado na promoção de programas e cursos de formação inovadores, adaptados a diferentes segmentos da população e em coordenação com empregadores e organizações económicas, sociais, políticas e territoriais relevantes. A candidatura Living the Future Academy, aprovada no âmbito dos programas “Impulso Jovens STEAM” e “Incentivo Adultos” do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), com um financiamento de cerca de 16,5 milhões de euros, é apresentada publicamente no Colégio da Trindade na próxima segunda-feira, dia 11, às 11h00.

Tendo como copromotores a Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, o Instituto Politécnico de Viseu, o Instituto Politécnico da Guarda e a Universidade dos Açores (Escola de Saúde), o projeto Living the Future Academy envolve mais de 100 parceiros, incluindo órgãos da administração local e regional (dez municípios e as Comunidades Intermunicipais da Região de Coimbra, do Oeste, das Beiras e Serra da Estrela, Viseu Dão Lafões e Médio Tejo), empresas, incubadoras, clusters competitivos, associações industriais, organizações públicas e privadas, ordens profissionais e instituições de ensino superior estrangeiras.

Estas parcerias vão permitir a adaptação continua da formação (também numa lógica adequada às especificidades dos territórios e organizações) e garantir uma maior capacitação do tecido socioeconómico (sobretudo da Região Centro e dos Açores), assim como possibilitar dinâmicas de empregabilidade de novos licenciados e profissionais requalificados, programas de estágio para recém-licenciados e alunos STEAM (ciência, tecnologia, engenharia, arte e matemática) e, sobretudo, uma grande articulação entre a academia e potenciais empregadores ou criadores de políticas públicas, numa perspetiva de desenvolvimento inteligente de regiões e pessoas.

O caráter inovador do Projeto Living the Future Academy passa pelo alargamento da oferta formativa do consorcio a diferentes públicos e territórios, bem como por dinâmicas diferenciadas de promoção de ciência cidadã, transferência de saber e construção de respostas e soluções para necessidades transversais ou contextualizadas.

Nesse âmbito, o projeto Living the Future Academy prevê a criação de nove novos cursos de Licenciatura e Mestrado e de mais de uma centena de cursos curtos/não conferentes de grau – no âmbito de “academias” dedicadas a temas como soft skills, inteligência digital, robótica, saúde e longevidade, formação de professores, empreendedorismo jovem e sustentabilidade e economia circular, entre outros.

A sessão de apresentação pública – onde serão revelados os detalhes do projeto Living the Future Academy – vai contar com as intervenções da Vice-Reitora da UC para os Assuntos Académicos e Atratividade dos Estudantes Pré-graduados, Cristina Albuquerque, dos copromotores do projeto, do Presidente da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, Emílio Torrão, e do Reitor da UC, Amílcar Falcão.

A sessão vai ser transmitida em direto em uc.pt/emdireto.