Terapêutica Inovadora contra cancros agressivos vence Prémio Inovação Bluepharma | Universidade de Coimbra

O projeto de uma terapêutica inovadora com elevado benefício clínico para os doentes oncológicos (em termos de eficácia e segurança), liderado por Lucília Saraiva, da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto, é o vencedor do Prémio Inovação Bluepharma | Universidade de Coimbra 2023.

K(
Karine Paniza e Marta Costa (vídeo)
P(
Paulo Amaral (foto)
11 junho, 2024≈ 3 mins de leitura

© UC I DCOM

Já é conhecido o projeto vencedor do Prémio Inovação Bluepharma | Universidade de Coimbra 2023. Liderado por Lucília Saraiva, da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto, o projeto de uma terapêutica inovadora com elevado benefício clínico para doentes oncológicos (em termos de eficácia e segurança) foi o escolhido entre 18 propostas concorrentes.

O grupo de investigação desenvolveu, caracterizou e patenteou um novo agente anticancerígeno. Trata-se de um candidato a fármaco inovador, o primeiro capaz de inibir a interação entre as proteínas BRCA1/BARD1. A disrupção desta interação conduz ao colapso da via de reparação do DNA, resultando na morte seletiva das células cancerígenas caracterizadas por uma acumulação de erros nesta via (instabilidade genómica).

"A singularidade deste composto reside também no facto de ser muito eficaz em casos de elevada resistência à terapêutica standard usada na clínica, revelando-se um verdadeiro avanço no tratamento de cancros agressivos como o do pâncreas, mama triplo-negativos, ovário e próstata em estádios avançados", explica Lucília Saraiva.

"No geral, este composto representará uma nova terapêutica com elevado benefício clínico para os doentes oncológicos, em termos de eficácia e segurança, podendo ainda ser combinado com outros agentes anticancerígenos existentes na clínica, aumentando marcadamente a eficácia e reduzindo os efeitos adversos", acrescenta.

O projeto vencedor vai receber um prémio monetário de 20 mil euros, que no futuro pode traduzir-se num investimento suplementar de 30 mil euros (quando confirmada a viabilidade de mercado do projeto).

O júri destacou a originalidade, inovação e potencial criação de valor para a sociedade do projeto vencedor. Pela primeira vez foram ainda atribuídas duas menções honrosas. Os projetos Novel Approaches to Skin Pigmentation Modulation e Exploring the antibacterial properties of a surfactant based hydrogel, liderados, respetivamente, por Miguel Seabra e Otília Vieira, foram distinguidos na cerimónia que teve lugar a 11 de junho, na Sala do Senado da Universidade de Coimbra (UC).

De acordo com Paulo Barradas Rebelo, Presidente da Bluepharma, empresa promotora do Prémio, o galardão é "uma mostra de como é importante a relação da UC com as empresas". O responsável acredita que é "um exemplo que tem de ser enaltecido".

Uma "relação umbilical", como define o Reitor da UC, Amílcar Falcão, que tem vindo a "evoluir", entre a UC e a Bluepharma. Para os vencedores, o Reitor, que presidiu à cerimónia, deixou os desejos de sucesso. "É um excelente projeto, numa área complexa, mas é profundamente promissor", acrescentou.

Com periodicidade bienal, o Prémio Inovação Bluepharma | Universidade de Coimbra visa distinguir projetos científicos de excelência ao nível internacional na área das Ciências da Saúde, que apresentem elevado potencial de transformação em produtos ou serviços, com real interesse para a sociedade.