Sino da Torre da Universidade toca hoje a rebate na Comemoração dos 900 Anos de Almedina

29 outubro, 2019≈ 2 mins de leitura

© François Fernandes

O sino da Torre da Universidade vai tocar a rebate hoje, terça-feira dia 29 de outubro, às 10h30, durante 5 minutos, no âmbito da Comemoração dos 900 Anos de Almedina.

Trata-se de uma iniciativa organizada pela União de Freguesias de Coimbra e à qual a Universidade de Coimbra se associa.

O momento pretende recriar o toque a rebate dos “5 sinos de Almedina” à data de 1119: Sé Velha, São Cristóvão (atual Teatro Sousa Bastos), São Pedro (atual FCTUC), São João de Almedina e Salvador.

Para além do toque dos sinos estão programadas várias atividades pelas ruas de Almedina: pequenas recriações históricas (leitura do Edital de Almedina), patrulhas pela Guarda do Rei, ofícios a fazer venda de rua, entre outros.

Pelas 15h00 está prevista a inauguração da exposição “Almedina, 900 anos de história”, na delegação da União das Freguesia de Coimbra, e às 17h00 acontece, no edifício do antigo Governo Civil, a ante-estreia do filme “Construção do 3D da Coimbra Medieval”, da autoria dos arquitetos e investigadores Isabel Anjinho e Rúbem Villas Boas.

Milene Santos