“Sete perguntas sobre Investigação e Universidade” em debate na UC

27 junho, 2019≈ 3 mins de leitura

O Teatro Paulo Quintela, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (UC), recebe na próxima quarta-feira, 3 de julho, a partir das 10h00, a conferência “O quê? Onde e Quando? Quem e Como? Porquê e Para quê? Sete perguntas sobre Investigação e Universidade”, organizada pela Comissão de Investigação do Conselho Geral da UC.

O objetivo do evento é “fazer um breve retrato da investigação na Universidade de Coimbra, integrando-o numa reflexão sobre a natureza das universidades de investigação, sobre o lugar dos investigadores na universidade e sobre as prioridades para a inovação científica no horizonte das políticas europeias para os próximos anos”, descreve o coordenador da Comissão de Investigação do Conselho Geral da UC, Manuel Portela.

Para responder às sete perguntas enunciadas no tema da conferência estarão presentes oradores internacionais, como o Secretário-Geral da Associação Europeia de Universidades de Investigação, Kurt Deketelaere (da Universidade de Louvaina, na Bélgica), e Fabrice Andreone, representante da Direção-Geral de Investigação e Inovação da Comissão Europeia. Será também apresentado o resultado de um estudo que traça um retrato da investigação na Universidade de Coimbra. “É importante pensar a investigação, um aspeto estratégico para o desenvolvimento de qualquer instituição de ensino superior. O aumento da importância relativa da investigação na definição da missão e da estratégia das universidades é uma evidência das últimas duas décadas, a nível europeu, e no caso da UC isso é muito notório”, enfatiza Manuel Portela.

Em discussão estarão os tópicos “O quê? O que é uma Universidade de Investigação?”, “Onde e Quando? Um Retrato da Investigação na Universidade de Coimbra”, “Quem e Como? Os Investigadores e a Universidade” e “Porquê e Para Quê? Investigação e Inovação no Horizonte Europa”. O evento, aberto à comunidade da Universidade de Coimbra e ao público em geral, começa às 10h00, com as palavras iniciais a cargo de Manuel Portela, e encerra às 17h15, com a intervenção do Reitor da UC, Amílcar Falcão.

kkejabmmacjecled

Rui Marques Simões