Secção Regional do Centro da Ordem dos Arquitectos tem uma nova Casa nas Caldeiras

A Casa das Caldeiras passa, com o protocolo agora assinado, a ser a nova "casa" da secção regional do centro da Ordem dos Arquitectos.

Marta Costa
KP
Karine Paniza
02 março, 2022≈ 3 mins de leitura

© UC | Paulo Amaral

A Universidade de Coimbra (UC) e a Secção Regional do Centro da Ordem dos Arquitectos (SRCOA) assinaram um protocolo de colaboração que tem como objetivo a promoção de iniciativas conjuntas de promoção e divulgação na área da arquitetura e da cidade.

“É com naturalidade que celebramos esta colaboração, entre a UC e a SRCOA”, referiu o Vice-Reitor da UC para as Infraestruturas, Alfredo Dias. Os objetivos, adianta o responsável, passam pela “dinamização de atividades de promoção científica e cultural na área da arquitetura, a preparação de uma programação cultural semestral aberta ao público aberta à cidade, a realização de workshops, exposições e conferências, em estreita colaboração" entre a UC, a ordem e outras estruturas da cidade e região.

Para além disso, há ainda definida a cedência de uma parte da Casa das Caldeiras para a instalação da sede da SRCOA. “Estou convicto de que será um momento marcante para a divulgação científica e cultural na área da arquitetura em toda a região”, garantiu Alfredo Dias.

Para o presidente do conselho diretivo da SRCOA, Carlos Figueiredo, foi estabelecida “uma importante parceria” entre as entidades. O responsável deixou o agradecimento à UC por permitir a utilização “de um importante espaço para formação, organização e divulgação de conhecimento”.

O Reitor da UC, Amílcar Falcão, sublinhou o “campo de atuação bastante interessante do ponto de vista cultural e científico” da SRCOA, o que acredita poder ser uma mais-valia para o futuro. Amílcar Falcão espera que “a presença [da SRCOA] corresponda a um passo em frente na emancipação da arquitetura na Universidade de Coimbra.

Reveja aqui a cerimónia na íntegra

Eis o que pode fazer: